CI

Pecuária de MS teve maior alta em 2003


O Mato Grosso do Sul acumulou de março a dezembro de 2003 a maior alta de custos na pecuária dentre os sete estados pesquisados pela CNA (Confederação Nacional de Agricultura). No período, a variação do COE (Custo Operacional Efetivo) no Estado foi de 7,67%, quando a média nacional foi de 4,73%. Os COT (Custos Operacionais Totais) variaram no Estado em 8,43%, já abaixo de outros estados como a Rondônia, que ficou em 9,42% e mais próximo da média nacional, de 6,92%.

Enquanto isso a arroba do boi gordo em Mato Grosso do Sul apresentou no mesmo período a tímida variação de 1,32%, sendo que no último mês de 2003, em dezembro, houve recuo de preço em 3,73%. O aumento do preço da arroba foi menor que a média nacional, de 1,85%. Apesar de ter fechado o ano no vermelho, em relação aos custos de produção, o pecuarista pode esperar uma tendência de melhoria, na avaliação da CNA, devido à conjuntura, que passa pela constatação de BSE no rebanho norte-americano e a conquista de novos mercados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.