CI

Pecuária de Precisão é tema de destaque na 48ª Expoingá

Informação, inovação e técnicas que proporcionam melhora na produção e nos negócios


Foto: Divulgação

A Pecuária de Precisão foi tema de palestra na noite desta quinta-feira (12), no auditório Luiz Antônio Penha, do recinto de exposições da 48ª Expoingá. A palestra foi ministrada pelo médico veterinário e consultor pecuário Rafael Balestrin, do Valor Rural Consultoria e reuniu profissionais do ramo, produtores e universitários. De acordo com Balestrin, a pecuária de precisão tem ganhado cada vez mais espaço no segmento como uma técnica promissora para o criador. O método é estruturado em cinco pilares da pecuária moderna: Planejamento, Nutrição, Gestão, Manejo e Reprodução.

“É uma forma de entender melhor o negócio do pecuarista e criar mecanismos, baseados em análises, para maximizar a criação e potencializar os lucros. O objetivo principal desse encontro é trazer mais alternativas para o trabalho, com maiores possibilidades de retornos financeiros, usando tecnologia disponíveis no mercado”, explica.

Basicamente o processo se inicia com a análise do sistema da propriedade, seja ela de cria, recria e engoda. “Para casa sistema temos uma abordagem adequada. Não existe uma regra.  Nós vamos até a propriedade, fazemos o diagnóstico e, a partir dele procuramos ferramentas para trazerem melhor produtividade”, expõe. 

A pecuária de precisão também conta com plataformas digitais para fazer o monitoramento do campo. “Com base nisso, nós analisamos os resultados e tomamos as devidas providências. Cada procedimento que é feito, seja um manejo sanitário, reprodutivo ou de confinamento, é informado via plataforma e geram planilhas, gráficos que mostram como as questões estão evoluindo para agirmos da forma correta. É uma excelente forma de minimizar riscos e render melhor”, conta.
Mario Belinato, 20 anos, é estudante de Tecnologia em Agronegócio e já atua na pecuária. Ele veio de Itambé para a palestra. “Os produtores têm muitas alternativas interessantes, mas não enxergam ou não procuraram se informar. O que precisamos buscar é isso: informação, inovação e técnicas que proporcionam melhora na produção e nos negócios”, comenta.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.