CI

Pecuaristas de oito Estados denunciam principais frigoríficos


Pecuaristas de oito Estados darão nesta sexta-feira (18-02), em Goiânia (GO), o primeiro passo para formalizar uma denúncia contra os cinco principais frigoríficos do país por formação de cartel na compra de gado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pretende reunir mil pecuaristas para encaminhar a abertura do processo na Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. Diante da pressão, fontes do setor crêem que deve surgir uma proposta de negociação. Pode ser criado inclusive um grupo misto de trabalho composto por pecuaristas, frigoríficos e varejistas.


"Não há volta atrás. Vamos até o fim nessa investigação", disse Antenor Nogueira, presidente do Fórum de Pecuária de Corte da CNA. Ele acusa os frigoríficos de criar uma "tabela-padrão" com critérios e deságios idênticos para todas as regiões e mercados sem distinção. Se for comprovado o envio das cartas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que julga as investigações concluídas pela SDE, deverá multar os frigoríficos em até 30% do faturamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.