CI

Pecuaristas do MT são orientados a aplicar 3ª dose de vermífugos

Acrimat e Famato salientam a importância das devidas aplicações


Acrimat e Famato salientam a importância das devidas aplicações

Folha do Estado - A verminose é uma doença parasitária que afeta os bovinos, com os vermes competindo com o animal por minerais e outros nutrientes, ocasionando emagrecimento, olhos lacrimejantes, papeira, barriga estufada, anemia, pelos arrepiados e sem brilho, pele seca, diarréias, edemas, falta de apetite. Prejudica o crescimento e, dependendo da intensidade, pode levar à morte.

De acordo com a Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso e com a Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, o manejo da vermifugação do gado nesta época do ano é muito importante, porque durante a seca os vermes adultos estão dentro dos bovinos, enquanto os ovos, na pastagem. Além de limpar a pastagem na melhor ocasião, as vermifugações no período seco visam atingir os vermes pulmonares, que, por preferirem temperaturas mais baixas para seu desenvolvimento, se instalam nos animais mais enfraquecidos pela falta de alimentos de qualidade e quantidade, passando a causar doenças.

Para os médicos veterinários da Famato, Carlos Augusto Zanata e da Acrimat, Leonardo Assad, é muito importante que o produtor tenha em mente a importância do controle dos parasitas, que saiba escolher entre os diversos agentes disponíveis no mercado para este controle, e que faça o uso correto destes medicamentos, proporcionando assim o melhor desenvolvimento de seus animais e um aumento ‘em seus rendimentos. "Animais com deficiências nutricionais são mais suscetíveis à ação de parasitas, pois o estado orgânico debilitado proporciona facilidade na ação dos parasitas e também uma menor eficiência imunológica do animal", alertam os veterinários.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.