CI

Pecuaristas do Rio de Janeiro vacinam rebanho neste mês

Estado, que não registra casos da doença há 14 anos, planeja proteger a totalidade dos bovinos e búfalos


Estado, que não registra casos da doença há 14 anos, planeja proteger a totalidade dos bovinos e búfalos

Mais de 2 milhões de bovídeos que formam o rebanho do Rio de Janeiro participam da primeira etapa do calendário nacional de vacinação 2011, até 31 de maio. A meta do estado é alcançar 100% de cobertura nesta fase da campanha e superar o índice registrado no final de 2010, de 89,6%.


Segundo o fiscal federal agropecuário do Serviço de Inspeção e Saúde Animal (Sisa/RJ), Roberto Souza Barbosa, as áreas que representam maior risco são os municípios limite com São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Nesses locais, o status sanitário – livre de febre aftosa com vacinação – é equivalente ao do Rio de Janeiro.

“Mesmo sem possuir uma grande extensão territorial e ter propriedades com topografia bastante acidentada, o estado é fornecedor de genética de alta qualidade para o rebanho brasileiro, principalmente no que diz respeito à criação de Nelore, Girolando e Gir”, explica.

De acordo com Barbosa, estão sendo realizadas palestras e reuniões direcionadas aos produtores rurais e aos alunos das escolas rurais para incentivar a adesão à imunização. Autoridades também têm procurado participar dos lançamentos da campanha, como as realizadas recentemente nos municípios de São Gonçalo, Iguaba e Barra Mansa.


A comprovação da vacinação deve ser levada até uma das 27 Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou aos 16 Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) até cinco dias úteis depois do término da campanha.

O Rio de Janeiro é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) como livre de febre aftosa com vacinação desde 2008. A próxima fase do calendário ocorrerá a partir de novembro e todo rebanho receberá a aplicação de um reforço contra a doença.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.