Pedreiras da Ilha de Páscoa fertilizaram o solo

ESTUDO

Pedreiras da Ilha de Páscoa fertilizaram o solo 

"Nossos resultados confirmam a presença de uma paisagem cultivada nas encostas"
Por: -Leonardo Gottems
144 acessos

Um estudo mostra que o trabalho da pedreira, onde alguns milhares de moas foram esculpidos, teria enriquecido o solo com fósforo e outros minerais, melhorando as condições para a produção de plantas domésticas. A escavação nas pedreiras para a escultura das estátuas na Ilha de Páscoa (Rapa Nui) fertilizou o solo e permitiu durante séculos o cultivo de batata doce, banana, mahute, abóboras e outras espécies alimentares na ilha chilena, segundo um artigo na edição de novembro do Journal of Archaeological Science. 

"O trabalho da pedreira, onde cerca de mil moas foram esculpidas por pelo menos 500 anos, enriqueceu o solo com fósforo e outros minerais, melhorando as condições para a produção de plantas domésticas", disse o arqueólogo José Miguel Ramírez Aliaga, Universidade de Playa Ancha em Valparaíso. 

Ramírez fazia parte da equipe internacional liderada por Sarah Sherwood, do Departamento de Sistemas Terrestres e Ambientais da Universidade do Sul (Tennessee), que encontrou um local de horticultura na pedreira. Rano Raraku é a pedreira da qual as rochas foram extraídas para esculpir as esculturas gigantes conhecidas como moai e os cientistas concentraram sua atenção em um dos apenas três moas da ilha em que foi encontrado um conjunto denso de motivos hieroglíficos. 

"Nossos resultados confirmam a presença de uma paisagem cultivada nas encostas interiores sul e leste de Rano Raraku, do século XIV ao início do século XIX. Todas as plantas para uso doméstico foram introduzidas pelos colonizadores polinésios, o que significou a transferência e adaptação de espécies tropicais para uma ilha pequena e extremamente isolada em um clima subtropical", afirmou o estudo. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink