CI

Peixes migratórios começam a “desaparecer”

Populações de peixes migratórios diminuíram 76% em várias regiões do planeta


Foto: Pixabay

O número de bagres na bacia amazônica e outros peixes migratórios em outras bacias está diminuindo em rios de todo o mundo, segundo afirmou Por Aldem Bourscheit, que faz parte de um projeto jornalístico liderado por  Periodistas por el Planeta  (PxP) na América Latina. Ambientes naturais, pessoas e economias já estão sentindo os impactos e barragens hidrelétricas e outras obras de infraestrutura, a sobrepesca e a poluição são as principais causas. 

Durante mais de duas décadas pesquisando a Amazônia, Carolina da Costa Doria, pós-doutoranda em Gestão Pesqueira da Universidade da Flórida (Estados Unidos), explica que as barragens interrompem a conectividade dos rios e alteram o movimento, alimentação e reprodução dos peixes. especialmente aqueles que sobrevivem apenas em longos trechos de água doce, como grandes migrantes. “Esses predadores são essenciais para manter o equilíbrio ecológico, alimentação e renda das famílias amazônicas. É preciso manter grandes seções livres nos rios e acompanhar a adaptação da espécie às obras já implantadas. As novas barragens terão repercussões muito graves para as economias e para os que dependem dessas espécies ”, afirma o professor da Universidade Federal de Rondônia. 

Nesse cenário, as populações de peixes migratórios diminuíram 76% em várias regiões do planeta desde a década de 1970. “As perdas foram maiores na Europa (93%) e na América Latina e Caribe (84%). As taxas são mais altas do que para as espécies terrestres e marinhas, mas em linha com o declínio geral das populações de água doce (83%). É necessário um estudo mais aprofundado da situação dos peixes na Ásia, África e Oceania”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.