CI

Pejuçara (RS) excluído da lista de Municípios para receber recursos

Pejuçara foi um dos municípios igualmente afetado pela seca com perdas significativas na agricultura


Pejuçara foi excluído da lista de 128 Municípios selecionados pelo governo estadual para receber os recursos de ações contra a seca, divulgados na última quarta-feira.

O prefeito Leonir Perlin se diz indignado com a decisão, que não reconheceu a avaliação feita por um comitê municipal, formado por técnicos das cooperativas, escritórios, sindicatos e produtores – que estimou a quebra na safra de milho em 75%, enquanto o laudo reconhecido foi o da Emater que apontou apenas 60%.


Perlin afirma que os critérios adotados para decidir sobre a destinação dos recursos contra a seca conseguiram excluir municípios que pertencem a uma mesma região geográfica e com níveis de perdas semelhantes, com variações de 75% a 90%.

Ele cita o caso de Pejuçara que ficou de fora, enquanto foram contemplados municípios que inclusive fazem divisa territorial – como Bozano (75%), Panambi (75%) e Boa Vista do Cadeado (90%), além de outros bem próximos - como Jóia (90%), Ajuricaba (80%), Nova Ramada (80%), Boa Vista do Incra (80%), Augusto Pestana (70%) e Ijuí (64%).

Pejuçara foi um dos municípios igualmente afetado pela seca com perdas significativas na agricultura, reclama Perlin. “Além do milho levado em consideração pelo grupo denominado de Sala de Situação, montado pelo governo estadual, houve uma quebra elevada na produção de leite, feijão, soja, hortigranjeiros e diversas outras culturas” justifica.


O prefeito de Pejuçara Leonir Perlin entende que o governo deve reavaliar estas ações e evitar que ocorram injustiças no processo de destinação dos recursos emergenciais.

Ele vai recorrer da decisão nesta semana, integrando o grupo de administradores públicos descontentes com os critérios adotados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.