CI

Pelotas habilita mais oito finalistas ao Freio de Ouro 2014

Seletiva destaca retorno da campeã do Freio de Ouro 2012 às pistas Crioulas



Classificatória marcou o retorno de uma grande campeã da competição da raça Crioula

Uma final surpreendente como já era esperada. Este foi o desfecho que tiveram a fêmea Sananduva do Salton e o macho Garimpo Gravatá como protagonistas da classificatória ao Freio de Ouro em Pelotas (RS) no domingo, 18 de maio. Marcada por emoções do começo ao fim, a seletiva destacou também o retorno em grande estilo da campeã do Freio de Ouro 2012 às pistas Crioulas. A seletiva que é a quinta do Ciclo carimbou o passaporte de mais oito finalistas na busca pelo maior título da raça em Esteio (RS), no final de agosto.

Satisfeito novamente com as habilidades de Sananduva do Salton que atingiu 21,610 pontos, o criador e expositor Paulo Murilo Barreto Lopes disse que a volta da égua se deve ao ótimo perfil dela. “É uma égua que não erra, um bicho completo”, afirma o criador que pretende conseguir o feito inédito de ter o primeiro animal bicampeão na maior prova de seleção da raça. 

E para o prêmio ser completo a dupla continua a mesma, ou seja, o ginete campeão em 2012, Marcio Maciel, volta a conduzir a fêmea no Parque de Exposições Assis Brasil. “Deu certo esse casamento, por que mudar?”, brincou Lopes.

Também muito contente com a vitória de Garimpo Gravatá - que fechou a disputa com 20,289 pontos - o criador e expositor Francisco Kessler Fleck afirmou que o resultado representa vários anos de trabalho e melhoramento genético da Cabanha Gravata. E não foi à toa que o proprietário decidiu investir no macho vencedor. Filho do garanhão Água de Los Campos Y Maquena Criterioso, Garimpo Gravatá integra uma linhagem de matrizes importantes da raça. “Estamos com bastante esperança, pois vamos com um cavalo sadio e capaz de começar em alto nível na final do Freio”, apontou.

Competitividade foi a tônica da seletiva
Marcada pela alternância de posições entre as duas categorias, a semifinal de Pelotas destacou-se pelo alto nível de pista, competidores e o gado. Com isso, o trabalho dos dois trios de jurados - Álvaro Dumoncel, Eduardo Móglia Suñe e Frederico Araújo nos machos e André Luiz Narciso Rosa, Telmo Ferreira e Vinícius Freitas nas fêmeas - não foi nada fácil. Principalmente, pela responsabilidade de decidir entre exemplares de muita qualidade quem merecia continuar no páreo. 

Conforme o jurado das fêmeas, Telmo Ferreira, a naturalidade com que a semifinal transcorreu o impressionou. Além disso, a homogeneidade entre os competidores também foi um fator importante. Com relação à vencedora da disputa, Ferreira comentou ter ficado clara a melhora no desempenho de Sananduva Salton no Campo, prova na qual a égua não havia demonstrado habilidades tão elevadas nas competições anteriores. Prova dessa evolução é a vencedora ter ganho nota 10 de todos os jurados na segunda avaliação de Campo. “É uma égua que chega muito forte para a final”, frisou Ferreira ao descrever como excepcional a participação da fêmea na classificatória.

Entre os machos, o jurado Frederico Araújo também enfatizou o alto potencial apresentado em pista pelos garanhões. Segundo ele, a qualidade dos concorrentes da Região 1 foi evidenciada pela troca de posições devido ao acirramento da competição. “São animais de muita qualidade alternando posições e que largaram com notas baixas na Morfologia e chegaram entre as primeiras posições”, declara. Quanto ao desempenho de Garimpo Gravatá, Araújo complementa: “É um cavalo interessante, sério, muito bem conduzido e que chega com alto potencial de competitividade”, projetou.

Realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) com o apoio do Canal Rural, a classificatória de Pelotas contou com o patrocínio de Massey Ferguson, Vivo, Ipiranga e Banrisul e com o apoio de Supra e Zezé. 

Confira os resultados:

Fêmeas

1º lugar
Sananduva do Salton
Expositor: Paulo Murilo Barreto Dias Lopes 
Estabelecimento: Cabanha Salton, Dom Pedrito/RS 
Ginete: Marcio Maciel 
Média: 21,610

2º lugar
Viragro de Briga
Expositor: Viragro Agropecuária Ltda, Curitiba/PR 
Estabelecimento: Cabanha A Tala, Dom Pedrito/RS 
Ginete: Lindor Collares Luiz 
Média: 20,587

3º lugar
Capanegra Oña Guinda
Expositor: Fernando Dornelles Pons, Bagé/RS 
Estabelecimento: Cabanha Capanegra, Dom Pedrito/RS 
Ginete: Roberto Carlos Ferraz Duarte 
Média: 20,545

4º lugar
Ubaldina dos Castanheiros
Expositor: Miguel e Rodrigo Scarpellini Campos, Cruz Alta/RS 
Estabelecimento: Cabanha dos Castanheiros, Pejuçara/RS 
Ginete: Miguel Souza 
Média: 20,158

Machos

1º lugar
Garimpo Gravatá
Expositor: Francisco Kessler Fleck, Porto Alegre/RS 
Estabelecimento: Cabanha Gravatá, Gravataí/RS 
Ginete: Gabriel Marty 
Média: 20,289

2º lugar
Vinho Tinto dos Castanheiros
Expositor: Miguel e Rodrigo Scarpellini Campos, Cruz Alta/RS 
Estabelecimento: Cabanha dos Castanheiros, Pejuçara/RS 
Ginete: Miguel Souza 
Média: 19,899

3º lugar
Duerme Negrito da Tamanca
Expositor: Lauro Cardoso e Carlos André Borba De Oliveira, Santa Vitória do Palmar/RS
Estabelecimento: Estância Tamanca e Cabanha Abo, Santa Vitória do Palmar e Pelotas/RS 
Ginete: Marcos Silveira 
Média: 19,787

4º lugar
Las Misiones Missioneiro
Expositor: Fernando Gonçalves do Nascimento, Santo Ângelo/RS 
Estabelecimento: Cabanha Las Misiones, São Luiz Gonzaga/RS 
Ginete: Marcio Maciel 
Média: 19,694
 
*Texto: Andressa Barbosa/ABCCC
*Fotos: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.