CI

Pelotas sedia a 83ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio.

A cidade de Pelotas (RS) sedia, nos dias 28 e 29 de setembro, mais uma etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que tem como tema "Para onde irão os novilhos?".


A cidade de Pelotas (RS) sedia, nos dias 28 e 29 de setembro, mais uma etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que tem como tema "Para onde irão os novilhos?".  No primeiro dia, quarta-feira (28/09) será realizado dia de campo, com visita às fazendas Agropecuária Butiazeiro, Agropecuária C.F. e Santa Judith. Na quinta-feira (29/09) acontecerá um seminário técnico. O destaque desta edição fica por conta da participação do palestrante uruguaio Fábio Montossi, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA - Tacuarembó - Uruguai). 

O dia de campo inicia às 8h da quarta-feira, com a chegada na Agropecuária Butiazeiro seguida da visita à Agropecuária C.F. No período da tarde estarão na Fazenda Santa Judith, para observar de perto o manejo e o trabalho desenvolvido no local.

Na quinta-feira (29/09), na sede da Associação Rural de Pelotas, as atividades estarão centralizadas em painéis técnicos. De acordo com Umberto Moraes, Coordenador de Formação Profissional do Senar-RS, a proposta do fórum é "levar ao conhecimento dos pecuaristas informações que demonstrem que os novilhos de corte do RS devem ser produzidos para atender as inúmeras plantas frigoríficas que abastecem o mercado interno e externo".

Pela manhã, o professor José Fernando Piva Lobato abre o ciclo de palestras com o tema "Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha". Na sequência, acontecem as apresentações "Manejo de pastagens nativas e cultivadas na produção de novilhos precoces", com o Dr. Jamir Luís da Silva, da Embrapa Clima Temperado; e "Utilização de suplementos na recria de terneiros e novilhos", apresentada pelo Dr. Ricardo Zambarda Paz, do departamento de Zootecnia da UFPel.

O painel da tarde inicia com a palestra do PhD Fábio Montossi, do INIA Tacuarembó, Uruguai, falando sobre "Propostas tecnológicas para engorde intensivo no Uruguai". Depois será a vez de Paulo César Carvalho, professor do departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia da UFRGS, com a palestra "Para onde deveriam ir os novilhos? Motivos para integrar a lavoura de grãos com a lavoura de carne".

A 83ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio é uma realização do Senar-RS, com promoção da Farsul e Casa Rural e conta com o apoio do Sindicato Rural de Pelotas, Sindicato Rural de Capão do Leão e Departamento de Zootecnia da UFRGS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.casaruralrs.com.br ou pelo telefone (51) 3221 6460.

Programa:

28/09 - Dia de Campo
8h - Agropecuária Butiazeiro
11h - Agropecuária C.F.
15h - Fazenda Santa Judith
17h Encerramento 

29/09 - Seminário Técnico
8h - Cadastramento
8h30 - Abertura oficial
9h - "Estoque bovino, produção e constituição da carne gaúcha" - Prof. José Fernando Piva Lobato
10h20 - "Manejo de pastagens nativas e cultivadas na produção de novilhos precoces" - Dr. Jamir Luís da Silva
11h10 - "Utilização de suplementos na recria de terneiros e novilhos" - Dr. Ricardo Zambarda Paz 
14h - "Propostas tecnológicas para engorde intensivo no Uruguai" - PhD Fábio Montossi
14h50 - "Para onde deveriam ir os novilhos? Motivos para integrar a lavoura de grãos com a lavoura de carne" - Prof. Paulo César Carvalho
16h – Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.