Pendência do açúcar prejudica negócios no País


Agronegócio

Pendência do açúcar prejudica negócios no País

Por:
18 acessos

As negociações do açúcar brasileiro no mercado internacional estão ficando cada vez mais prejudicadas em virtude da Argentina. O açúcar é um dos produtos que está na "lista de exceções" do Mercosul, ou seja, está livre para ser taxado de acordo com os anseios de cada país do bloco.

Tal medida exclui o açúcar das negociações internacionais que envolvam o Mercosul e qualquer outro bloco (Alca e União Européia).

"Por não integrar a lista de produtos do Mercosul, o açúcar não pode ser incluído em eventuais negociações entre blocos, ou do Mercosul com qualquer país do mundo", afirma Elisabete Serodio, consultora para negociações internacionais da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica).

Segundo ela, os produtores nacionais estão "pagando a conta" por um problema que é exclusivamente da Argentina. "O açúcar brasileiro está encontrando dificuldades e as portas fechadas em outros mercados. A única chance de se negociar é por meio de acordos bilaterais e não via Mercosul", afirma Elisabete Serodio, ao comentar que com esse tipo de medida a criação de um bloco de negociação fica sem fundamentos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink