CI

PEP de trigo tem deságio de 55%

Procura pelo cereal deve-se à atratividade do mercado internacional


O leilão de PEP de trigo realizado pela Conab esta semana vendeu as 150 milhões toneladas ofertadas do Rio Grande do Sul. No entanto, houve deságio de 55%, o que resultou na queda do prêmio de R$ 3,61 para R$ 1,62 por tonelada. O superintendente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Wilson Riva, disse que em 30 anos nunca tinha visto um deságio tão grande. Segundo o analista da Safras e Mercado, Élcio Bento, o recuo, que aconteceu somente com o cereal proveniente do Estado, ocorreu devido à grande demanda. A situação acabou gerando forte disputa entre os compradores. Para o gerente de desenvolvimento e suporte estratégico da Conab/RS, Ernesto Irgang, o mercado internacional está atraente para o trigo pão, tipo 1, alvo deste leilão, devido a problemas nas safras da Austrália e dos EUA.

Das 390 milhões de t ofertadas no pregão, que incluem grão de MS, PR, SC e SP, foram vendidas 78,46%. Segundo a Conab, o RS já negociou 1,06 milhão de t da safra 2010/11 de trigo, o que representa 54% do total estimado em 1,97 milhão de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.