CI

PEP pode ser usado para escoar produção recorde de uva

A ideia é acalmar o setor produtivo, sobretudo com relação à redução de preços


O Governo Federal estuda a possibilidade de utilizar operações do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), executado pela Conab, para apoiar o setor vitivinicultor do Sul do país, com o escoamento dos estoques excedentes de vinho para exportação doméstica e destilação.


A ideia é acalmar o setor produtivo, sobretudo com relação à redução de preços, uma vez que a comercialização cresce menos que a produção. A uva cultivada no Rio Grande do Sul atinge, este ano, um volume histórico de mais de 700 mil toneladas, cerca de 10% a mais que o recorde anterior, de 2008, quando foram colhidas 634 mil toneladas.

Segundo a analista de mercado da Superintendência de Gestão da Oferta da Conab, Bruna Bucchianeri, o PEP é o instrumento ideal para isso. "Este ano, foram escoados 35 milhões de litros de vinho, cerca de 47% dos estoques de passagem remanescentes de 2009. Ainda assim, há um saldo de estoque de 187,9 milhões de litros, principalmente de vinho de mesa a granel", explica.


Outras formas que, segundo a técnica, podem ajudar o setor são medidas estruturais executadas pela cadeia produtiva, como a substituição de parreirais e investimento na produção de uvas de melhor qualidade. "Além disso, a partir de julho, vinhos e espumantes só poderão ser comercializados com o selo de controle da Receita Federal, uma forma de evitar a competição desleal com os vinhos importados", avalia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.