CI

Pepe Vargas defende a criação de um sistema nacional de Ater

A proposta foi apresentada na tarde dessa quinta-feira, 29, durante a abertura oficial da 22ª Assembleia da Asbraer


O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, defendeu a universalização dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para todos os agricultores rurais brasileiros. A proposta foi apresentada na tarde dessa quinta-feira, 29, durante a abertura oficial da 22ª Assembleia Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). Realizado em Brasília (DF), o evento reuniu representantes do governo federal, de empresas do setor e de movimentos sociais para debater a instituição de um sistema nacional que promova os serviços de Ater para o campo.


“Já durante 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, em abril deste ano, o documento final definiu a necessidade de se construir um sistema nacional de assistência técnica e extensão rural, de se ter uma coordenação nacional. Agora, o que precisamos discutir é o modelo. Já progredimos muito, mas agora precisamos de um novo salto, conforme a própria presidenta Dilma Rousseff colocou publicamente”, afirmou.

O trabalhado promovido pelo MDA no âmbito da Ater foi elogiado pelo presidente da Asbraer, Júlio Zoé de Brito. “Foi a partir do momento que a Ater passou a ser administrada pelo MDA, que começamos a ser tratados como parceiros. Basta ver os orçamentos e os resultados para ver que estamos em outro momento”, constatou.

Para o secretário da Agricultura Familiar, do MDA, Laudemir André Müller, os serviços de assistência técnica e extensão rural são essenciais para o desenvolvimento da agricultura familiar. “É fundamental por dois motivos. Primeiro, porque isso faz com que o conjunto de políticas existentes chegue, de fato, aos nossos agricultores. Em segundo, porque o agricultor consegue melhorar sua produção, e com isso melhorar sua renda e qualidade de vida”.


Entre os presentes na 22ª Assembleia Geral da Asbraer, estavam o ministro da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, Marco Farani; a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Maya Takagi; o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva; o senador Rodrigo Rollemberg (DF) e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, José Silva (MG).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.