CI

Pequenos comercializam em feira

Feira da Vila Aurora agora é ponto de encontro dos pequenos agricultores de Rondonópolis (MT)


A Feira da Vila Aurora agora é ponto de encontro dos pequenos agricultores de Rondonópolis (MT). Pelo menos uma vez por semana, às quartas-feiras, eles trazem alimentos produzidos nas pequenas propriedades da zona rural. "Nascemos fazendo canteiro. Depois de 20 anos é uma honra trazer ao público nossa produção. Couve, mandioca, cheiro verde, quiabo. Ao todo produzimos cerca de 500 quilos de alimentos por mês. Tudo saudável, sem nenhum produto químico", afirmam os irmãos Valdir e Valderson Pinto, da comunidade Campo Limpo.

O primeiro dia ainda foi de público tímido, mas a expectativa dos irmãos é das melhores. Eles contam que vendem as verduras e legumes para a Secretaria de Educação, que repassa às unidades para reforçar o cardápio da merenda escolar. "Já conseguimos vender o produto para a merenda escolar, mas a feira é uma opção a mais que dá a oportunidade de todos mostrarem a qualidade do que se planta e colhe", pontua Valdir.

Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Valdir Correia, a feira foi uma maneira encontrada para eliminar o atravessador, o que garante o barateamento do preço final do produto. "Outro benefício é que vamos promover o fortalecimento da agricultura familiar. Cada um deles vai formar sua própria clientela que toda semana vai voltar para adquirir um produto de qualidade", declara.

O gerente de Produção, Genilton Pereira, disse que a Prefeitura Municipal vai contratar mais dois técnicos e comprar mais duas motocicletas para aumentar o alcance dos trabalhos de assistência aos pequenos trabalhadores já efetuados pelos servidores da pasta. Outro assunto que fez parte da pauta de discussões foi o preço que será dado aos produtos. "Quanto ao valor dos produtos isso ficará por conta de cada feirante. Os preços não serão tabelados".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.