CI

Pequenos investem em mel

Atividade tem se tornado um negócio cada vez mais rentável em MT


Conhecido como um dos maiores produtores de grãos de Mato Grosso, Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) está diversificando a produção e passa a investir também na apicultura. De acordo com o presidente da Associação dos Apicultores de Sorriso (Apis), Lidenor Bacca, a atividade tem se tornado um negócio cada vez mais rentável, principalmente para as famílias de pequenos e médios produtores rurais, que passam a contar com uma alternativa a mais de investimento para fonte de renda. Segundo ele, os produtores estão cada dia mais satisfeitos com os resultados, especialmente porque estão se especializando para agregar valor ao produto.

O mercado de mel na cidade tem deixado os apicultores bastante otimistas, em especial com a tomada de decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em comprar a produção a partir do próximo ano. Com o mel sendo vendido a cerca de R$ 10,00 o quilo, os apicultores da associação comemoram a lucratividade, pois juntos estão comercializando 12 toneladas ano, com expectativa de ampliar esta produção em 2011. Hoje, há 14 associadas cadastrados na Apis.

Segundo Lidenor, de uns anos para cá a apicultura passou a ser extremamente promissora para os pequenos produtores. Contudo, para ter sucesso é preciso estar atento ao sistema de operacionalização. Ele cita o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) como entidade que oferece cursos e palestras, consultorias, informações de gestão e ainda auxilia na aproximação de parceiros e clientes em todo o Estado. Ele destaca ainda o papel da Secretaria Municipal de Agricultura de Sorriso que tem dado total apoio à atividade, oferecendo acompanhamento técnico aos apicultores, bem como na comercialização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.