Pequenos produtores exportam arroz para Espanha através da Cooplantio

Agronegócio

Pequenos produtores exportam arroz para Espanha através da Cooplantio

O embarque dos primeiros cinco containeres aconteceu no dia 06 de junho, sábado último, no Porto de Rio Grande
Por: -Renata
314 acessos
Pequenos produtores de arroz de Faxinal de Soturno, associados da Cooplantio - Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, viabilizaram a exportação de 20 containeres do cereal (480 toneladas) para a cidade de Valência, na Espanha.

O embarque dos primeiros cinco containeres aconteceu no dia 06 de junho, sábado último, no Porto de Rio Grande. "Cada container possui capacidade para 24 toneladas de arroz parboilizado integral, produto que tem maior valor agregado", destaca Camilo de Oliveira, gestor da Unidade de Negócios Grãos - Arroz.

Camilo lembra que esta é a primeira exportação de arroz por parte da Cooplantio. "Começamos a prospectar mercados em março deste ano e agora concretizamos nosso primeiro negócio, o que é um tempo bastante curto", frisa, acrescentando que o cereal brasileiro ainda é pouco conhecido pelos compradores internacionais. "Diferentemente do produto norte-americano, tailandês e, até mesmo, do uruguaio e argentino, pois o Brasil ainda é incipiente na exportação de arroz", exemplifica.

Neste primeiro lote, foram exportadas 120 toneladas, que deverão chegar ao porto espanhol no dia 20 de junho. As 360 toneladas restantes devem ser enviadas no início de julho. A cidade espanhola é conhecida como a "Terra do Arroz", onde é feita a tradicional "Paella Valenciana". Segundo Camilo de Oliveira, "os consumidores europeus poderão apreciar a qualidade do arroz produzido pelos pequenos produtores da região central do Rio Grande do Sul".
As informações são da assessoria de imprensa da Cooplantio.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink