CI

Perda chega a 70% nas lavouras em Cruzeiro do Sul (RS)

As chuvas esparsas não foram suficientes para solucionar o problema da falta de água nas lavouras de milho de Cruzeiro do Sul


As chuvas esparsas ocorridas nos últimos dias não foram suficientes para solucionar o problema da falta de água nas lavouras de Cruzeiro do Sul (RS). Técnicos da Emater realizaram 24 vistorias em propriedades seguradas que registraram mais de 30% de perda nas lavouras de milho. O prejuízo varia de 40% a 70%. Os agricultores reivindicam a indenização do Proagro.

Conforme a chefe do escritório local, Carmem Fransozi, mais de 400 lavouras de milho estão seguradas e as perdas com possibilidade de ressarcimento foram registradas em cem delas. Entre as localidades mais afetadas estão Picada Aurora, Sampaio e 22 de Novembro, onde houve geada e foi necessário fazer replantio. Os prejuízos devem ser inferiores a anos passados. Nos próximos dias, termina o período para plantar com cobertura do Proagro.

Os pedidos de benefício do seguro devem ser encaminhados ao banco onde foi feito o financiamento. Para ser ressarcido, o produtor não deve mexer na plantação até a chegada de um técnico ao local, que fará a comprovação. Após a lavoura ser liberada pela área técnica, o agricultor pode utilizar as plantas na composição de silagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.