Perda de soja pode ser menor que da safra passada

Agronegócio

Perda de soja pode ser menor que da safra passada

A quebra este ano será menor que a da safra passada, que chegou a 33%
Por:
1 acessos

Divulgadas hoje pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), as perdas da soja em Mato Grosso do Sul chegam a 20,9% da produção esperada, o equivalente a 1,051 milhão de toneladas. A quebra este ano será menor que a da safra passada, que chegou a 33%.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), havia expectativa de produzir 5 milhões de toneladas, mas a produção foi de 3,28 milhões de toneladas. Em todo Brasil, a quebra poderá deixar que sejam produzidas 12,4 milhões de toneladas de grãos nos estados brasileiros, especialmente os do Sul.

Essa é a nova estimativa da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - que no período de 14 a 18 de março realizou levantamento extraordinário nos estados do Sul do país, Mato Grosso do Sul, São Paulo e em Goiás. A idéia era verificar o tamanho do prejuízo em unidades da federação responsáveis por 60% da produção nacional de grãos.

O presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias em Mato Grosso do Sul, Carlos Duppas, afirma que realmente o ano de 2004 foi uma “catástrofe”. “A estiagem no ano passado foi muito pior. Ainda não tem como saber se este ano será maior que o previsto, mas estamos trabalhando com a perda divulgada hoje pela Conab”, analisa.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink