Perda nas lavouras de arroz no RS chega a 18,1 mil ha
CI
Agronegócio

Perda nas lavouras de arroz no RS chega a 18,1 mil ha

Algumas regiões como o Litoral Norte computaram grandes estragos
Por:

As chuvas da última semana causaram perdas nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), algumas regiões computaram grandes estragos, como o Litoral Norte. Até esta terça-feira (13-03), os técnicos do Irga identificaram a perda parcial de 1,97% (18,1 mil hectares) da área gaúcha de 918 mil hectares.

Nos municípios que abrangem o 39° Núcleo de Assistência Técnica do Irga, em Torres, houve a perda total de 42% da área de 6,06 mil hectares e 58% das lavouras foram destruídas parcialmente. A expectativa inicial de colheita para esta região, que era de 883,4 mil sacos de arroz caiu para 343,6 mil sacos. O movimento financeiro da cultura também deverá diminuir, passando R$ 17 milhões para R$ 6 milhões. Cerca de 90 produtores tiveram perdas totais na lavoura.

Na Fronteira Oeste, os danos parciais variam entre 5% e 10% da área de 246 mil hectares, principalmente por acamamento, granizo, enxurradas e degrane, ou seja, quando os grãos caem por vento forte. Na região de Guaíba, os municípios mais atingidos foram Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande e Arambaré, todos com prejuízos variando entre 10% e 30% da área atingida de 1,2 mil hectares.

A região de Cachoeira do Sul registrou perdas parciais em 7,2 mil hectares (4% da área) e a Campanha, que inclui Dom Pedrito, Bagé e São Gabriel, 2,4 mil hectares (2% da área) sofreram danos. A Zona Sul não registrou estragos nas lavouras de arroz. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink