CI

Perda nas lavouras de arroz no RS chega a 18,1 mil ha

Algumas regiões como o Litoral Norte computaram grandes estragos


As chuvas da última semana causaram perdas nas lavouras de arroz no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), algumas regiões computaram grandes estragos, como o Litoral Norte. Até esta terça-feira (13-03), os técnicos do Irga identificaram a perda parcial de 1,97% (18,1 mil hectares) da área gaúcha de 918 mil hectares.

Nos municípios que abrangem o 39° Núcleo de Assistência Técnica do Irga, em Torres, houve a perda total de 42% da área de 6,06 mil hectares e 58% das lavouras foram destruídas parcialmente. A expectativa inicial de colheita para esta região, que era de 883,4 mil sacos de arroz caiu para 343,6 mil sacos. O movimento financeiro da cultura também deverá diminuir, passando R$ 17 milhões para R$ 6 milhões. Cerca de 90 produtores tiveram perdas totais na lavoura.

Na Fronteira Oeste, os danos parciais variam entre 5% e 10% da área de 246 mil hectares, principalmente por acamamento, granizo, enxurradas e degrane, ou seja, quando os grãos caem por vento forte. Na região de Guaíba, os municípios mais atingidos foram Sertão Santana, Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Tapes, Cerro Grande e Arambaré, todos com prejuízos variando entre 10% e 30% da área atingida de 1,2 mil hectares.

A região de Cachoeira do Sul registrou perdas parciais em 7,2 mil hectares (4% da área) e a Campanha, que inclui Dom Pedrito, Bagé e São Gabriel, 2,4 mil hectares (2% da área) sofreram danos. A Zona Sul não registrou estragos nas lavouras de arroz. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.