CI

Perda no poder de compra do produtor de ovos em relação ao milho permanece alto

Em novembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve aumento mensal de quase 15%


Em novembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve aumento mensal de quase 15%. Entretanto, em doze meses o índice de redução foi maior, atingindo 15,5%. O produtor de milho, por sua vez, sofreu perda mensal ínfima, de 0,1%, mas obteve incremento de 16,3% em doze meses.

Com o forte índice de valorização mensal na comercialização dos ovos e, praticamente, manutenção na cotação da matéria-prima, houve melhora no poder de compra do produtor de ovos: de outubro para novembro a melhora foi de 15,1%; já em doze meses houve elevada piora de 27,3%, ou seja, enquanto em novembro do ano passado foram necessários apenas 9,2 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, neste ano foram necessários 12,6 caixas. 

Em relação à média histórica de novembro dos últimos oito anos, a perda do produtor de ovos diminuiu, ficando em apenas 3%. Nesse sentido, no decorrer do ano, o produtor de ovos só conseguiu ter uma relação melhor no primeiro bimestre. De lá pra cá, tem ficado muito acima.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.