Perda no poder de compra do produtor de ovos em relação ao milho permanece alto

Ovos

Perda no poder de compra do produtor de ovos em relação ao milho permanece alto

Em novembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve aumento mensal de quase 15%
Por:
183 acessos

Em novembro o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve aumento mensal de quase 15%. Entretanto, em doze meses o índice de redução foi maior, atingindo 15,5%. O produtor de milho, por sua vez, sofreu perda mensal ínfima, de 0,1%, mas obteve incremento de 16,3% em doze meses.

Com o forte índice de valorização mensal na comercialização dos ovos e, praticamente, manutenção na cotação da matéria-prima, houve melhora no poder de compra do produtor de ovos: de outubro para novembro a melhora foi de 15,1%; já em doze meses houve elevada piora de 27,3%, ou seja, enquanto em novembro do ano passado foram necessários apenas 9,2 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, neste ano foram necessários 12,6 caixas. 

Em relação à média histórica de novembro dos últimos oito anos, a perda do produtor de ovos diminuiu, ficando em apenas 3%. Nesse sentido, no decorrer do ano, o produtor de ovos só conseguiu ter uma relação melhor no primeiro bimestre. De lá pra cá, tem ficado muito acima.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink