CI

Perdas em Lucas do Rio Verde (MT) devem atingir 40% da safra


A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, enviou para a Defesa Civil, em Cuiabá, o pedido para a instalação de "estado de emergência" no município. Documentos mostram a situação das estradas que estão causando prejuízos ao setor agrícola - fonte econômica de Lucas - que não consegue escoar a produção.

De acordo com o gerente de cidade, Daltro Figur, o pedido foi feito porque a cidade tem sido castigada com o excesso de chuvas que já teriam comprometido 40% na safra 2003/04. "Parte da safra plantada já está perdida e não há o que possamos fazer. Chove muito e não há como ser feita a colheita. Sem contar que está havendo um atraso no plantio da segunda safra que poderá trazer ainda mais prejuízos", alertou.

"Os prejuízos podem chegar a R$ 230 milhões o que vai afetar a economia do município e da região. No final deste mês os compromissos dos agricultores com as traddings começam a vencer, e vamos tentar uma negociação para que possamos amenizar os esse resultado negativo”, afirmou Figur.

Segundo ele, mesmo com o atraso no plantio da segunda safra e as difucldades em conseguir colher devido ás chuvas, os produtores estão confiantes e postam numa boa colheita para tentar amenizar os prejuízos com a safra da soja.

O plantio em Lucas do Rio Verde atingiu cerca de 220 mil hectares de soja. O presidente do Sindicato Rural, Helmute Lawisch, assegurou de que os números divulgados até agora não são oficiais. "Por enquanto são previsões. Não sabemos o realmente está perdido no campo. O que estamos falando até agora são em previsões" - completou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.