CI

Perdas na colheita serão discutidas em Sorriso (MT)

O evento acontece nos dias 12 e 13 de janeiro e visa criar canais eficazes na disseminação e troca de informações entre pesquisadores, agricultores e técnicos


A Associação Amigos da Terra - CAT Sorriso, promove o Workshop “Redução de Perdas na Colheita”. O evento acontece nos dias 12 e 13 de janeiro e visa criar canais eficazes na disseminação e troca de informações entre pesquisadores, agricultores e técnicos. “Para uma agricultura de precisão cada vez mais tecnificada precisamos de reciclagem, possibilitando avanços palpáveis no desenvolvimento e na transferência de tecnologias”, disse o presidente do CAT, Darcy Getúlio Ferrarin.

O palestrante Plínio Pacheco Pinheiro, do Rio Grande do Sul, apresentará, entre outros temas, perdas pela colheita e perdas causadas por manejo de plantio e tratos culturais:

- Desperdício: diferença entre perda total, aceitável e perda evitável.

- Desperdício tecnológico, perdas reais na operação da colheita e dano mecânico em grãos.

- Técnica para combater desperdício: treinamento de pessoal, manutenção e regulagem de colheitadeiras, além de tipos de perdas: pré colheita por setor em sistema especifico de colheitadeira, e combate as perdas: treinamento para a tecnologia de semeadora, tratos culturais e colheita.

No evento também serão apresentados os aspectos básicos para combate que integram o conhecimento do funcionamento dos sistemas da colheitadeira, regulagens e manutenção dos respectivos componentes.

As aulas práticas envolverão as avaliações de perdas: pré-colheita, sistema de corte e perda total, usando instrumentos de avaliação como retângulo de arame e bandeja retangular com área quadrada conhecida, e cinco regulagens básicas da colheitadeira, tais como alimentação uniforme do cilindro: molinete, navalha de corte, caracol, dedos retráteis e esteira alimentadora, rotação do cilindro a menor possível, abertura do côncavo, abertura das peneiras a menor possível, e a rotação do ventilador a maior possível.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.