Perdas nas lavouras de feijão chegam a 50% em SC devido à falsa medideira
CI
Agronegócio

Perdas nas lavouras de feijão chegam a 50% em SC devido à falsa medideira

Em Içara, 30 mil sacos deixaram de ser colhidos
Por: -Lucas Rivas

Os ataques provocados pela lagarta falsa medideira vão comprometer até 50% da colheita da safra de feijão na cidade de Içara, em Santa Catarina. A estimativa é de que 30 mil sacos deixem de ser colhidos na região. 

Mesmo que a infestação esteja controlada, o engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Içara, Luiz Fernando Búrigo Coan, mantem o alerta.

"Na lavoura de feijão a infestação está controlada. O que preocupa agora são as mariposas que podem gerar novas lagartas. Além disso, as pastagens também estão sofrendo com a praga”, disse.

Na região de Criciúma, a infestação da falsa medideira nas lavouras de feijão também está controlada. No entanto, prejuízos estão sendo contabilizados em plantações de soja e na região de Tubarão. Produtores de fumo também deve redobrar atenção para não terem prejuízos com a lagarta.

Um levantamento preliminar realizado pela Epagri apontou que 95% dos insetos na região de Içara são da espécie falsa medideira. Um número pequeno da lagarta Helicoverpa armigera também foi computado.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink