CI

Perdigão reforça atuação no Rio Grande do Sul

A empresa concluiu as negociações para a compra da Sino dos Alpes Alimentos


A Perdigão concluiu as negociações para a compra da Sino dos Alpes Alimentos Ltda., subsidiária da Grandi Salumifici Italiani (GSI), grupo líder em embutidos na Itália. O negócio ficou em torno de R$ 8,5 milhões. Foi firmado ainda memorando de entendimento entre as duas empresas, objetivando a troca de tecnologia para o desenvolvimento e a fabricação de alimentos à base de carnes na Itália e no Brasil e comercialização recíproca de produtos.

Instalada na cidade de Bom Retiro do Sul (RS), a unidade fabrica produtos à base de carne suína e de frango — entre os quais salsicha, presunto, apresuntado, lingüiça, patê, fiambres e mortadela. A Sino dos Alpes Alimentos foi criada em 1999, por meio de parceria entre a GSI e a tradicional cooperativa gaúcha Languiru. Naquele ano, instituiu-se uma joint venture com a participação de 50% do capital de ambas as empresas. Em 2002, o grupo italiano comprou a parte da cooperativa e assumiu 100% do negócio.

A partir de receitas especiais, tecnologia européia de produção, modernos equipamentos e de novas metodologias trazidos ao Brasil pela GSI, a unidade fabrica embutidos de alta qualidade e sabor. Além da marca Senfter, oferece produtos com a marca SinoSul, que une a tecnologia italiana à tradição da culinária gaúcha. São mortadelas, salsichas e lingüiças feitas com carnes selecionadas e o sofisticado sabor do tempero artesanal do Rio Grande do Sul.

Localizada na região do Vale do Rio Taquari a 103 quilômetros de Porto Alegre, a Sino dos Alpes ocupa área construída de 14 mil m2 e emprega 191 funcionários. Hoje, a fábrica opera com capacidade ociosa. Pelo fato de ser também produtora de matéria-prima, a Perdigão terá condições de otimizar a capacidade de processamento da unidade, que será totalmente ocupada num primeiro momento e ampliada em fase posterior.

A Sino dos Alpes vai possibilitar à Perdigão desafogar o fluxo em suas plantas do Sul, uma vez que a empresa vai centralizar nessa unidade a produção de linhas de pequena escala, destinadas a nichos específicos de mercado.

A Grandi Salumifici Italiani tem uma experiência de 150 anos na produção de embutidos. Além da Itália, onde opera 11 unidades, mantém fábricas na Áustria (uma) e na China (seis), e representações comerciais na Alemanha, França, Bélgica, Croácia, Grécia e Escandinávia. Em 2005, o faturamento do grupo chegou a 470,4 milhões de euros, valor que registrou um crescimento de 5% em 2006. E, no total (com exceção da planta brasileira), foram produzidas mais de 110 mil toneladas de alimentos no mesmo período.

Com as marcas Casa Modena, Senfter, Unibon, Gasser, Marco Pólo e Cavazzuti, o grupo oferece mix completo de itens com a qualidade genuína da culinária italiana, como presunto cru, presunto cozido, teneroni, salames, mortadelas, copa e salsichas, entre outros.

Com a aquisição da Sino dos Alpes, a Perdigão amplia a presença no Rio Grande do Sul, Estado considerado estratégico para suas operações. Em território gaúcho, a empresa já mantém importantes unidades exportadoras em Marau e Serafina Corrêa, além de fábricas de rações (Gaurama e Marau) e filiais de compras de grãos (Marau, Serafina Corrêa e Casca).

A companhia participa com 54,44% do movimento econômico de Marau e com 34,59% de Serafina Corrêa. Em 2006, os complexos industriais da empresa instalados naqueles dois municípios produziram mais de 242,8 mil toneladas de alimentos.

A Perdigão investiu, no ano passado, cerca de R$ 27 milhões nas unidades do Rio Grande do Sul, onde emprega mais de 7,8 mil funcionários e mantém parceria com 1.652 produtores integrados de aves e suínos. Na área de transportes, por meio de contratos com 111 empresas, são gerados outros 300 empregos indiretos. As informações são da assessoria de imprensa da Perdigão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.