CI

Período de estiagem no Paraná também prejudica milho safrinha

O baixo rendimento, tanto na produtividade quanto no preço de venda, está desanimando o produtor, segundo Pedrini


As plantações do milho safrinha também já sofrem por causa do período de estiagem ocorrido nos últimos meses. Ao contrário da soja, quem plantou o milho antes do período (início de março) pode perder o plantio ainda quando está brotando. É o caso do produtor Antônio Pedrini, que já perdeu 50% do que plantou.

O baixo rendimento, tanto na produtividade quanto no preço de venda, está desanimando o produtor, segundo Pedrini. “Estou verdadeiramente assustado com o que vem acontecendo no setor agrícola e acredito que não sou o único”, afirma o agricultor, lembrando a quebra da soja.

A área utilizada pelo milho safrinha, de 1.009.530 hectares, é menor do que para o plantio convencional (6,3% menor em todo o Estado). Este território representa na previsão de produtividade 3,6 milhões de toneladas de milho.

Para Renato Cardoso, chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), as chuvas do último final de semana foram boas, mas ainda são insuficientes. “Dependendo da região, as chuvas favoreceram as plantações tardias e o milho está bonito, mas muitas outras já estão desreguladas”.

Cardoso alega que os plantios que agora estão em vantagem, devido ao período em que foram cultivados, podem ser prejudicados pelas possíveis geadas das estações mais frias. “Temos que torcer para manter a previsão de produtividade, mas ainda está cedo para saber”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.