CI

Período de estiagem prejudica produção de carne no MT

Chuvas devem voltar ao Estado apenas na segunda quinzena de setembro


Chuvas devem voltar ao Estado apenas na segunda quinzena de setembro

O inverno é uma estação com poucas chuvas e no Centro-Oeste brasileiro esse período se caracteriza pela estiagem. Esta estação é conhecida também como entresafra da pastagem, por isso os animais devem ser alimentados através do confinamento ou semi confinamento.


A perspectiva para a época da seca era de aumento de 14% nos confimentos em Mato Grosso, mas com os elevados preços de soja e milho isso não aconteceu e esses valores estão passando por uma reavaliação. Hoje, das 29 milhões de cabeças de gado no Estado, apenas 17% estão confinadas.

Segundo os meteorologistas da Somar, em agosto, com o fortalecimento do El Niño, as temperaturas vão ficar acima do normal em todo país. O padrão de chuvas deve mudar em relação à julho em algumas partes do país, pois a tendência é de acumulados acima da média no Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro e sul de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul.


No restante da região Centro-Oeste o tempo permanece firme durante todo mês de agosto, e sobre influência de uma forte massa de seco e quente. A previsão é que as chuvas se regularizem apenas na segunda quinzena de semtembro no Mato Grosso, mas ainda com baixos acumulados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.