CI

Período seco favorece fase final do café arábica em MG

Nos próximos 15 dias, não há previsão de chuva significativa


O mês de maio é historicamente marcado por pouca chuva em Minas Gerais. Apesar da passagem de uma frente fria entre os dias 3 e 4, os volumes previstos não afetarão a fase de colheita do café arábica. Já entre os dias 19 de abril e 3 de maio, os volumes previstos não passam dos 30 milímetros em grande parte do estado, o que favorece o desenvolvimento final e a colheita do café arábica nas áreas produtoras desta cultura.
 
A colheita dos frutos costuma ser feita a partir do começo de maio. Nesta época do ano, porém, as condições do tempo estão favoráveis ao bom desenvolvimento da cultura. De acordo com Cesar Botelho, pesquisador da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (EPAMIG), apenas as chuvas excessivas podem influenciar na perda da qualidade do produto.
 
Cultivo
 
Em Minas Gerais, o café é cultivado por agricultores e associações de produtores que buscam no mercado novas tecnologias para o bom desenvolvimento das safras. No caso do tipo arábica, a bienalidade, processo natural de alta e baixa produção em anos respectivos, é um dos fatores que interferem numa maior ou menor quantidade de frutos devido ao stress das plantas causado pela carga da produção natural.
 
Quando cultivadas a pleno sol, é natural a planta ter frutificações diferentes entre um ano e outro. Entretanto, por conta de diversos fatores, as características da bienalidade são amenizadas a cada ano. Cesar Botelho diz que a produção do café arábica está alta em relação ao que era aguardado devido ao ciclo natural. “A redução do efeito da bienalidade foi um reflexo da valorização da saca, o que fez os produtores cuidaram melhor dos cafezais”, afirma Botelho.

Para Francisco Olavo, gerente de levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), os produtores estão mais conscientes em relação ao custo de produção no que se refere ao investimento em tecnologia para manejo da cultura. “Nos últimos anos, houve uma clara preocupação com a melhoria da tecnologia, o que atenua a diferença da bienalidade, tanto que as safras batem recordes a cada ano” explica Olavo.
 
Um estudo sobre a primeira estimativa de safra de café arábia e conilon feito em janeiro deste ano pela CONAB, a produção de Minas está estimada em mais de 25 milhões de sacas. Em comparação a safra anterior, a estimativa sinaliza um recuo da produção cafeeira em 6,65%, com variação percentual de 2,42% para mais ou para menos.
 
A colheita dos frutos costuma ser feita a partir do começo de maio. Nesta época do ano, porém, as condições do tempo estão favoráveis ao bom desenvolvimento da cultura. Ainda de acordo com Botelho, apenas as chuvas excessivas podem influenciar na perda da qualidade do produto.
 
Sobre a Climatempo
 
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 2 mil  clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil,  seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.
 
O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.