CI

Pernambuco inicia campanha contra febre aftosa no dia 1º de outubro

Cerca de 2,2 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a doença até o dia 30 de outubro


A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começa, em Pernambuco, nesta quarta-feira (1º). Cerca de 2,2 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a doença até o dia 30 de outubro. Em abril, na primeira fase da campanha, a cobertura vacinal chegou a 96,3%.

No estado, algumas ações estimularão criadores a vacinarem os animais. “Serão realizadas palestras, divulgação na televisão e nos jornais, além de atividades de educação sanitária nas propriedades rurais e entidades onde há uma organização de criadores”, explica o responsável pelo Programa Contra a Febre Aftosa de Pernambuco, Luís Xavier.

O estado não registra casos da doença há dez anos. Segundo Luís Xavier, “a vacina é importante para manter essa situação. Ela vai conferir ao rebanho imunidade, de forma a evitar o aparecimento de casos da doença no estado”, ressalta.

Os criadores têm, até 15 de novembro, para declarar a vacinação dos animais na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em que estão cadastrados. A multa para os produtores que não imunizarem os animais é de, no mínimo, R$ 60 na primeira infração. Além disso, os criadores podem perder o direito da Guia de Trânsito Animal (GTA) e de deslocar animais para outras localidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.