Perspectivas do cooperativismo de crédito são discutidas no Show Rural Coopavel

SHOW RURAL

Perspectivas do cooperativismo de crédito são discutidas no Show Rural Coopavel

Encontro realizado pelo Sicredi debateu a importância do setor para o desenvolvimento da economia
Por:
57 acessos

O impacto positivo gerado pelo cooperativismo na economia e na vida dos associados foi tema do Encontro com Jornalistas realizado pelo Sicredi, na última quarta-feira (5), no Show Rural Coopavel, em Cascavel - com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, e do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, além de outras personalidades. 

Para se ter uma ideia da força do setor, uma pesquisa encomendada pelo Sicredi à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que 1,4 mil municípios de todo o país, que passaram a contar com uma ou mais cooperativas, entre 1994 e 2017, registraram um impacto agregado de mais de R$ 48 bilhões em um ano.

O trabalho desenvolvido pelo cooperativismo também gera negócios no Show Rural Coopavel. Somente durante a feira, o Sicredi está disponibilizando R$ 500 milhões para financiamento de veículos, maquinários e tecnologias agrícolas. “O crédito  faz o país crescer, gera renda, emprego e negócios. Feiras como o Show Rural Coopavel têm esse propósito do esforço coletivo para o desenvolvimento dos produtores rurais, das comunidades e da economia”, destacou o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. 

Com forte histórico de cooperação com o campo, o Sicredi é reconhecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financeiro com maior volume de operações de investimento contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Além disso, a atuação da instituição está integrada com  a agenda de democratização e sustentabilidade do Banco Central do Brasil, Agenda BC# que destaca a promoção educação financeira, transparência, aumento de competitividade e de inclusão.

Piana e Ricken também destacaram a importância das instituições financeiras cooperativas para o desenvolvimento e a economia do estado. Além deles, participaram do encontro o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, o presidente da Cocamar, Divanir Higino, e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. 

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink