CI

Pesca estará liberada a partir de amanhã em MT


Fema só tem números referentes às apreensões de 2003, que totalizaram mais de 1,8 mil quilos.

Termina hoje em todo Estado a Piracema, período de reprodução dos peixes. A partir de amanhã, a pesca volta a ser liberada para todos os pescadores amadores que tiverem atualizadas as carteiras exigidas pela Fundação de Meio Ambiente do Estado (Fema).

Este ano, a coordenação de Recursos Pesqueiros do órgão está tendo problemas para concluir os números totais da fiscalização realizada desde o início da Piracema, no dia 4 de novembro de 2002. Com a mudança de governo, muitos dados sobre apreensões se perderam ou não foram repassados para a equipe que assumiu o cargo.

Ainda assim, a coordenação espera obter o levantamento completo de todo o período no prazo de dez dias, de acordo com a assessoria de imprensa da Fema. Mesmo incompletos, os resultados parciais já indicam números relevantes e comprovam a ousadia dos infratores, em que pese a possibilidade de punição.

Entre 1º de janeiro e 10 de fevereiro 1.878 quilos de pescado ilegal, 22 redes, oito congeladores, sete tarrafas, um veículo e uma espingarda, foram apreendidos pelos fiscais da Fema com o apoio da Polícia Florestal.

O trabalho de fiscalização encontrou os maiores focos de pescado irregular em Várzea Grande, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Nobres e Rosário Oeste.

Para retirar a carteira, o pescador amador deve se dirigir aos postos dos Correios e nas agências do Banco do Brasil, munidos de RG, CPF e comprovante de endereço.

Até a nova regulamentação será permitido o transporte de até 20 quilos de pescado ou um exemplar. Já os pescadores profissionais poderão recolher suas guias nas colônias de pescadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.