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Pesquisa ajuda a definir preço de insumo agrícola


A alemã Kleffmann, empresa de pesquisa de mercado para o setor agropecuário - com faturamento mundial de € 8 milhões por ano -, buscará melhor lucratividade no Brasil. O País é a sede para os negócios do grupo em toda a América Latina. Para elevar os resultados na região, a empresa, com sede em Campinas, interior de São Paulo, pretende avançar no mercado de pesquisas para os setores de máquinas agrícolas, um segmento da indústria que investe pouco em pesquisas de mercado, e no setor de produtos veterinários.

Boa parte das receitas da empresa no Brasil, onde está há cinco anos, deriva de pesquisas para o lançamento de novos defensivos agrícolas e novas sementes. A estrutura do instituto no Brasil conta com 30 posições num "call center" próprio e um pessoal de campo, a maior parte agrônomos, com 60 pessoas no período de safra.

Segundo Lars Schobinger, gerente regional da Kleffmann para a América Latina, outra ação do grupo no País será a oferta de pesquisas mais qualificadas para os clientes. Hoje, a empresa mantém uma carteira com 30 clientes, a maior parte empresas de sementes e defensivos. No ano passado, a empresa desenvolveu 82 projetos de pesquisa no Brasil, o que exigiu 46 mil entrevistas com representantes do agronegócio. A quantidade de informações coletadas tem crescido, mas o enfoque agora é melhorar o tipo de informação.

A Kleffmann começa a ofertar no mercado softwares para análise das informações. O desenvolvimento de ferramentas com esta finalidade criou produtos que começam a ser oferecidos ao mercado internacional. A versão do Amis para pesquisas da indústria veterinária, software básico para processamento de informações de campo, foi desenvolvida por técnicos brasileiros. O produto já começou é utilizado na Europa Oriental.

Um dos produtos que devem ajudar a empresa a melhorar a lucratividade no País é o software que ajuda a definir o preço de mercado de um lançamento. "Baseado em alguns parâmetros de mercado e da meta de lucratividade da empresa, o software calcula o melhor preço a ser cobrado.

Isso depende do cumprimento de algumas condições, como distribuição e o marketing sobre o produto. Mas isso pode ser uma ferramenta importante para as empresas", afirma Schobinger. Com o banco de dados completo, o software faz uma simulação e indica o preço e a participação de mercado que pode ser obtida. O desvio de resultados oscila numa faixa máxima de 5%.

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