CI

Pesquisa aplica Bio Protetor Claridosporium claridospoides como fungicida no café

Pesquisa da Biofábrica da Universidade Federal de Lavras


Pesquisa da Biofábrica da Universidade Federal de Lavras (Ufla, de Minas Gerais) desenvolve o “Bio Protetor” – um produto à base do fungo Claridosporium claridospoides com ação fungicida e que beneficia a qualidade do café. “Ele produz um antibiótico e ainda exerce ação de parasitismo sobre os outros”, explica uma das cientistas envolvidas no estudo, a doutora em fitotecnia Sara Maria Chalfoun.

Sara, que é pesquisadora da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de MG), começou a estudar o Claridosporium claridospoides em 1989, quando ela estudava o papel de micro-organismos no aprimoramento da lavoura. “Já havia relatos desse fungo no Brasil desde 1957 em áreas em que o café tinha melhor qualidade. Mas sua presença apenas havia sido constatada [...] Vi que esse fungo não deixava que os outros, que são prejudiciais, crescessem. Ou seja, exercia uma ação antagônica sobre os outros fungos”, disse ela.

De acordo com a cientista, alguns desses outros fungos – que são popularmente chamados de mofo – podem produzir toxinas, mas isso é raro. As lavouras mais expostas as fungos maléficos são as localizadas em regiões muito úmidas, como as situadas junto a rios, corpos de água ou mesmo represas artificiais.

O Bio Protetor derivado do fungo Claridosporium claridospoides, de tom esverdeado e um aspecto semelhante à camurça, foi desenvolvido para ser inoculado no café. O produto biológico começou a ser fabricado em 2007, recebendo suporte financeiro da Ufla, Epamig e de uma recém-criada startup, a Tbio, que dá suporte à burocracia.

Segundo Sara, trata-se de suspensão concentrada do fungo agregada a uma substância que lhe confere aderência. Sem aditivos químicos, a formulação do Bio Protetor pode ser líquida ou em pó. Ainda em processo de registro no Ministério da Agricultura, o produto atualmente é testado em algumas fazendas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.