CI

Pesquisa apresenta quatro cultivares de soja

Elas são mais produtivas e indicadas para o Centro-Norte do Brasil


Foto: Eliza Maliszewski

A Embrapa lança, na próxima quinta-feira (4), quatro novas cultivares de soja indicadas para a região Centro-Norte do país e que se destacam por serem mais produtivas. Trata-se de uma cultivar de soja convencional e três transgênicas (uma com a tecnologia RoundUp Ready® e duas com a tecnologia IPRO®) com alto teto produtivo, adaptabilidade e indicação para regiões produtoras do Brasil Central, incluindo Mato Grosso e o MATOPIBA.

O desenvolvimento das cultivares teve como parceiros a Fundação Cerrados e a Fundação Bahia. “São variedades com potencial e adaptação. Elas otimizam o uso dos insumos, sendo eficientes, por exemplo, quanto ao uso de fertilizantes e às novas tecnologias que estão chegando ao mercado ”, afirma. “Devido à alta defensividade contra pragas e doenças, conseguir produzir sem depender muito de defensivos agrícolas”, completa Sebastião Pedro, chefe geral da Embrapa Cerrados.

Os novos materiais genéticos foram testados em diversos pontos e ambientes do Centro-Norte do Brasil e expressam grande tolerância ao estresse hídrico e ao calor da região, onde estão assumindo importantes polos produtores de soja do Mato Grosso, da Bahia, do Tocantins, do Piauí e do Maranhão. Além disso, algumas das cultivares apresentam características à produção da safrinha em Goiás, em Minas Gerais e no Distrito Federal. 

As novas cultivares

A BRS 7582 é uma cultivar convencional (não transgênica) de tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce, com grupo de maturidade 7.5 e ciclo de 100 dias no Mato Grosso, 107 na Bahia e 115 no Distrito Federal e nas regiões de adaptação em Minas Gerais e Goiás, o que permite o cultivo de uma segunda safra.

É designada para as latitudes, altitudes e condições de temperatura e exclusão pluviométrica predominantes nas regiões edafoclimáticas (REC) 301 (GO), 304 (GO e DF), 401 (MT), 402 (MT) e 405 (BA). Por ser uma variedade convencional, atende às exigências de mercados de grãos que o pagam prêmio pela não transgenia. 

Com elevado teto produtivo, um BRS 7482RR é uma cultivar transgênica, tem resistência ao herbicida glifosato, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce (grupo de maturidade 7.4), variando de 105 a 112 dias, o que permite a segunda safra nas regiões de indicação.

É resistente às principais doenças da soja, com destaque especial para a resistência ao nematoide de cisto da soja ( Heterodera glycines ) raças 1 e 3. Além disso, por ser uma soja RR, pode ser utilizado como refúgio no manejo da tecnologia IPRO. É atribuído para as REC 301 (GO), 303 (MG e GO), 304 (DF) e 405 (BA).

De grupo de maturidade relativa 6.1, a BRS 7080IPRO é uma cultivar transgênica de tipo de crescimento indeterminado e ciclo superprecoce, variando de 95 a 100 dias, o que viabiliza o plantio de culturas em sucessão em toda a região de adaptação. Apresenta resistência moderada ao nematoide causador de galhas Meloidogyne javanica , muito relevante nas REC 301 (GO), 304 (DF) e 405 (BA), para onde está designado.

Por trazer a expressão da proteína Bt (Intacta RR2 PRO®), oferece proteção contra as principais lagartas da cultura da soja: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), lagarta das maçãs (Heliothis virescens) e broca das axilas ou broca dos ponteiros (Crocidosema aporema), além de supressão às lagartas do tipo Elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e Helicoverpa (H. zea e H. armigera), além da tolerância ao herbicida glifosato. 

Com elevado teto produtivo e estabilidade, uma cultivar BRS 8383IPRO pertence ao grupo de maturidade 8.3, com ciclo de 108 dias no Mato Grosso, 119 na Bahia, 125 no Distrito Federal e em Goiás e 135 dias em Minas Gerais, e tipo de crescimento indeterminado. Oferece ao tolerância herbicida glifosato e proteção contra as principais lagartas da cultura da soja.

Tem moderada resistência ao nematoide causador de galhas Meloidogyne incognita, de grande ocorrência em áreas de algodão, sendo, portanto, uma ferramenta importante para o manejo desse nematoide em áreas de produção na Bahia, principalmente. É indicado para as regiões de plantio no MATOPIBA (Cerrado do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia) e em Mato Grosso.

As sementes dessas cultivares podem ser adquiridas junto a empresas sementeiras integrantes da Fundação Cerrados (61-99649-6967 / 3387-9219 / 3387-4175) e da Fundação Bahia (77-99822-8593).

Serviço
Lançamento Web das cultivares de soja BRS 7582, BRS 7080IPRO, BRS 7482RR e BRS 8383IPRO
Dados: 11/04/2021
Horário: 14h
Endereço no link

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.