Pesquisa busca suínos resistentes à doenças
CI
Imagem: Pixabay
MELHORAMENTO

Pesquisa busca suínos resistentes à doenças

O estudo usa porcos da raça Duroc e avalia 30 caracteres relacionados à saúde
Por: -Eliza Maliszewski

Pesquisadores espanhóis do nstituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) da Catalunha, querem dsenvolver suínos mais resistentes às doenças comuns da espécie. Para conseguir isso eles usam melhoramento genético.

O estudo usa porcos da raça Duroc e avalia 30 caracteres relacionados à saúde e características imunológicas para determinar sua capacidade de seleção. Os especialistas identificaram 16 genes candidatos , com potencial imunológico médio-alto, que podem ser transferidos para as próximas linhagens de suínos para torná-los mais resistentes a diferentes patologias.

O trabalho realizado em colaboração com a empresa de melhoramento genético Selección Batallé teve como objetivo reduzir o uso de antibióticos na suinocultura localizando as propriedades hereditárias que permitem a obtenção de animais mais saudáveis.

Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que é possível criar esquemas de seleção que partam da otimização da imunocompetência suína, o que permitirá à suinocultura enfrentar os desafios impostos pela indústria e pelo atual consumidor.

Os pesquisadores acrescentaram que as tendências apontam cada vez mais para a geração de alimentos com alto valor nutricional e desenvolvidos sob esquemas sustentáveis que promovam a saúde e o bem-estar animal.

* Suinocultura industrial



 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink