Pesquisa da Unicamp em parceria com o Fundecitrus identifica técnica de imagem para o diagnóstico laboratorial do greening
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,650 (0,50%)
| Dólar (compra) R$ 5,55 (0,67%)

Imagem: Fundecitrus

GREENING

Pesquisa da Unicamp em parceria com o Fundecitrus identifica técnica de imagem para o diagnóstico laboratorial do greening

Técnica analisa a composição química das folhas e confirma se as elas vêm de plantas com greening
Por:
150 acessos

O Fundecitrus participou de uma pesquisa do Instituto de Química da Unicamp que identificou o potencial de uma técnica de imagem por espectrometria de massas para o diagnóstico laboratorial do greening a partir de folhas, com preparação simples das amostras e rápida obtenção de resultados.

A técnica analisa a composição química das folhas e confirma se as elas vêm de plantas com greening de acordo com a ocorrência de compostos que estão relacionados à presença da bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus, como o carboidrato sacarose, o aminoácido fenilalanina, o ácido quínico e outros metabólitos (flavonas e diterpenoides).

O diagnóstico de greening feito hoje pelo Laboratório de Diagnóstico do Fundecitrus utiliza o método qPCR: a partir da identificação do DNA da bactéria Ca. Liberibacter em folhas é possível confirmar a doença. A nova técnica apresenta confiabilidade semelhante e o resultado é obtido mais rapidamente. Ensaios comparativos em relação ao PCR estão em andamento.

“A espectrometria de massas é uma técnica confirmatória do greening em uma planta sintomática que, no futuro, pode agilizar o diagnóstico feito em amostras para citricultores e para a pesquisa e que colabora para que possamos compreender, do ponto de vista bioquímico, a distribuição espacial dos compostos presentes em uma planta doente”, explica o pesquisador do Fundecitrus Nelson Wulff, responsável pelo serviço de diagnóstico do Fundecitrus.

O trabalho foi publicado na Scientific Reports:  https://www.nature.com/articles/s41598-020-70385-4

Para saber mais sobre o serviço de diagnóstico gratuito oferecido pelo Fundecitrus aos citricultores, acesse https://www.fundecitrus.com.br/pesquisa/laboratorio.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink