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Pesquisa Latin Panel revela crescimento de 8% no mercado de leite


Um estudo da LatinPanel, empresa dos grupos Ibope, Taylor Nelson Sofres e NDP, especializada em pesquisa de consumo, aponta um crescimento de 8% do mercado de leite, números que revelam um grande consumo do produto no país. Somente no ano passado, foram comercializados mais de 6,2 bilhões de litros de leite no Brasil. Além disso, constatou-se que foram consumidos 200 litros de leite, em média, por domicílio; gastos R$ 72, em média, por domicílio e que a freqüência de compras desse produto foi realizada, em média, cinco vezes ao mês.

A pesquisa aponta o comportamento de consumo desse mercado divido por categorias. De 1998 a 2003, o volume de leite longa vida (UHT) aumentou 38%, enquanto o tipo pasteurizado apresentou queda de 28%. Os leites em pó e cru também apresentaram crescimento no período: 15% e 3%, respectivamente. O levantamento mostra que, somente no ano passado, o leite longa vida atingiu 80% de taxa de penetração nos lares brasileiros. No caso dos leites em pó, essa taxa chegou a 59%, índice superior aos registrados na categoria de pasteurizados (49%) e cru (24%).

Outro dado do estudo revela que o consumo médio por domicílio apresentou queda de 14 litros, entre 1998 e 2003. Ao analisar pelos tipos de leite, a única categoria que apresentou crescimento no consumo médio por domicílio foi a de UHT, com incremento de 13 litros por domicílio. Já as categorias de pasteurizado e pó tiveram quedas de 26 litros e 1 litro, respectivamente. O consumo de leite cru permaneceu estável nesse período.

Ao analisar pela camada social, 38% das classes A/B consomem leite UHT e 27% outros tipos de leites. Na classe C, o longa vida também é o preferido para 38% da base, ante os 35% que preferem outros tipos. Em relação às classes D/E, 24% preferem o UHT e 37% consomem outros tipos de leite.

O comportamento de compra das famílias também é diferente quando há presença de crianças. O leite longa vida é o preferido em 48% dos lares sem criança contra 44% da preferência para outros tipos de leite. Mas nos lares com crianças o consumo de leite UHT é menor: 52% contra 56%.

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