GENÉTICA

Pesquisa lista “plantas do futuro” no Brasil

Muitas têm potencial para alimentos, cosméticos, e até medicamentos
Por: -Leonardo Gottems
391 acessos

“Nós temos um manancial de espécies muito grande a ser explorado ainda. Se a gente não conhecer, não tem como utilizar. Você só consegue usar aquilo que conhece”. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Roberto Vieira, que trabalhou no lançamento de um livro que lista 177 espécies nativas da região Centro-Oeste com grande potencial econômico.

De acordo com ele, o objetivo é explorar a rica biodiversidade brasileira “ainda tão pouco conhecida”. Para Vieira, é preciso estimular as espécies de plantas nativas para não correr o risco de perdê-las, sendo que muitas têm potencial para serem utilizadas como alimentos, cosméticos, e até mesmo, como medicamentos.

“A ideia era fazer portfólios para cada espécie. Temos no livro desde a parte botânica à descrição da planta, quais os seus sinônimos, seus principais usos e boas ilustrações”, descreveu o pesquisador. Ele explica que o livro foi dividido em categorias: alimentícias, aromáticas, medicinais, forrageiras e ornamentais, com tópicos abordando a conservação e a propagação das espécies.

Trata-se do segundo livro de uma série publicada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre “plantas para o futuro de cada região”, sendo que a primeira obra abordou as espécies nativas da região sul. “São plantas que possuem um potencial muito grande, mas que a gente ainda não domina toda tecnologia de produção ou manejo, contrastando com as espécies já cultivadas”, explicou.

“Às vezes aparece alguns produtores querendo produzir ou comercializar esses produtos, mas se esbarram em gargalos que a pesquisa pode solucionar. São cadeias produtivas que precisam de fato ser estruturadas”, conclui. O livro está disponível na página do MMA na internet.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink