CI

Pesquisa mostra eficiência maior para fertilizante da Pfizer

Estudo da Fundação MS experimento aponta um incremento significativo na produtividade da soja


Uma das mais respeitadas publicações do setor agropecuário acaba de chegar ao mercado, Tecnologia e Produção Soja e Milho 2006/2007, com revelações importantes no que se refere ao resultado de experimento com adubação com micronutrientes. Conduzidos pela Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias, os trabalhos mostraram um incremento significativo na produtividade da soja com a utilização dos nutrientes molibdênio (Mo) e cobalto (Co). Os resultados da pesquisa também apontam que Cofermol-Plus, da Pfizer, se destacou na resposta ao fornecimento desses nutrientes.

Cofermol-Plus é uma formulação líquida de cobalto, molibdênio e outros componentes ativadores de bactérias fixadoras de nitrogênio. Quando aplicado às sementes de leguminosas, o produto estimula a fixação de nitrogênio atmosférico e, por sua formulação equilibrada, não afeta a vida e a atividade das células bacterianas. O produto é indicado para as culturas de soja, feijão, vagem, ervilha, alfafa, amendoim, milho, trigo, arroz, girassol, café, frutíferas e hortaliças.

O molibdênio é um elemento essencial às leguminosas. Sua principal atuação está no processo de conversão dos nitratos de amônia e também é necessário na formação de duas enzimas, a Nitrogenase e a Redutase do nitrato. O Cobalto é essencial na síntese de vitamina B12, fundamental para as bactérias fixadoras. Esta associação de Co e Mo proporciona maior desenvolvimento do sistema radicular, aumento da resistência à seca, de peso das sementes, mais proteína e Nitrogênio, resultando em maior produtividade e qualidade dos grãos.

As pesquisas da Fundação MS para avaliar o efeito da aplicação de Mo e Co na produtividade da soja são realizadas há mais de 10 anos. Na safra 2005/06 foi instalado experimento em Maracaju (MS) para avaliar a eficiência de diferentes fontes de nutrientes aplicadas via semente ou via foliar. Os resultados demonstram que, quando se compara a produtividade da lavoura de soja que não recebeu Mo e Co com a produtividade média das que receberam, há tendência de incremento de 5,8 sacas por hectare.

O campo demonstrativo de cultivo de soja via semente e tratado com o fertilizante Cofermol-Plus obteve 58,3 sacas por hectare, 17,1% a mais quando comparado à produtividade da plantação não tratada (49,8 sacas) e 5,6% maior do que a média geral (55,2) dos produtos atualmente encontrados no mercado. As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.