Pesquisa mostrará influenciadores do mercado de agroquímicos

LEVANTAMENTO

Pesquisa mostrará influenciadores do mercado de agroquímicos

Fase piloto já mostra alguns resultados interessantes
Por: -Leonardo Gottems
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Um levantamento que está sendo realizado pela Spark Inteligência Estratégica irá revelar quais serão os principais influenciadores do mercado de agroquímicos e também de sementes, sendo essa a primeira pesquisa produzida depois da fusão das grandes companhias. De acordo com a empresa, o projeto conta com a participação de 7,2 mil produtores com diferentes perfis fundiários, abrangendo as culturas de algodão, café, milho e soja. 

Segundo o sócio diretor da Spark, engenheiro agrônomo André Dias, a fase piloto da pesquisa já conta 800 entrevistas com produtores de soja e mostrou que haverá mudanças de rumo nas estratégias de negócios das empresas fabricantes de agroquímicos e sementes, e também do canal de distribuição. Ele ainda afirma que esse diagnóstico deve ser muito parecido com o resultado final da pesquisa. 

“Resultados preliminares apontam que de parte das empresas deverá haver mais investimentos na construção de marcas fortes, pois, com a efetivação das consolidações os portfólios de produtos apresentam agora menos desequilíbrio de oferta entre as principais empresas do setor. Isso vale para quase todas as categorias de produtos. A similaridade de portfólios certamente ensejará ousadia e investimentos representativos dessas empresas, ainda, na redefinição de estratégias de acesso a mercado”, comenta. 

Nesse contexto, o levantamento deve revelar quais são os profissionais do agronegócio com mais peso sobre decisões de compras do produtor por agroquímicos e sementes, além dos principais serviços prestados ao agricultor. “Com essa informação, segmentada por região, será possível identificar iniciativas de marketing mais assertivas a cada tipo de região e perfil de agricultor”, indica. 

Ainda no contexto da fase piloto, os números iniciais reforçam que essas empresas de abrangência regional seguem exercendo forte influência nas decisões de compras de agroquímicos e sementes. Além disso, nas quatro regiões cobertas pelo estudo, a adesão às consultorias de planejamento apresenta índices significativos, oscilando de 23% a 45% do total da amostra. 

“Já entre os produtores que afirmaram à Spark contratar às empresas de planejamento na safra, 91% deles declararam que elas os auxiliam nas decisões de compra de agroquímicos, enquanto 84% disseram o mesmo em relação a sementes. Outros dados de suporte embutem evidências quanto à solidez da relação entre produtores e consultores: 67% dos produtores revelaram manter contratos duradouros com escritórios de planejamento (últimos cinco ou dez anos), ao passo que 65% atribuíram as notas 9 e 10 à qualidade do trabalho prestado pelos consultores técnicos”, finaliza a nota da assessoria de imprensa da Spark. 


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