CI

Pesquisa revala maior participação dos jovens no campo

Resultado foi impulsionado pelo aumento da presença de jovens entre 20 anos e 35 anos, que saltou de 15% para 27%


Foto: Divulgação

A participação de jovens no campo tem crescido graças à adoção de novas tecnologias e às oportunidades que o agro oferece. É o que revelou pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Segundo o levantamento, a idade média dos produtores brasileiros ficou em torno de 46,5 anos, caindo 3,1% entre 2013 e 2017. O resultado foi impulsionado pelo aumento da presença de jovens entre 20 anos e 35 anos, que saltou de 15% para 27%.

O acesso à Internet na zona rural passou de 75 mil propriedades, em 2006, para quase 1,5 milhão em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso aumentou o número de soluções que puderam ser adotadas no campo.

Conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são considerados jovens indivíduos entre 15 e 29 anos. Conheça abaixo alguns jovens produtores que têm se destacado pela atuação e liderança no agro.

Mato Grosso:

Mateus Gamba Berlanda

Data de nascimento: 14.12.1999

Natural de Alta Floresta (MT), Mateus Berlanda tem ensino médio e cursou até o 5º semestre de Administração de Empresas. É delegado regional da Aprosoja MT e é o responsável pelas lavouras da fazenda da família, localizada no município de Carlinda, enquanto o pai cuida da atividade de pecuária na propriedade.

Rio Grande do Sul:

Bernardo Caino Teixeira Machado

Data de nascimento: 10 de outubro de 2005 (16 anos)

Bernardo é natural de Cruz Alta (RS), tem 16 anos, e atualmente está no 2° ano do ensino médio cursando o colégio Santíssima Trindade. Por parte de mãe, é neto de agricultor, filho de agrônoma. Por parte de pai, neto de pecuarista e filho de engenheiro agrônomo e pecuarista. É neto do presidente da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul, Décio Teixeira.

Roraima:

Aline Helena Zago

Data de nascimento: 14/11/1999 (22 anos)

Residente à Avenida Benjamin Constant 513, Bairro São Pedro, Boa Vista/RR. É pecuarista e advogada agrária. É filha do produtor rural José Luiz Zago. A família de pecuaristas deu início à lavoura de soja há 4 anos.

os dados são da Aprosoja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.