CI

Pesquisador baiano recebe prêmio espanhol por criar adubo orgânico

Projeto científico foi reconhecido pela elaboração de Adubo Ecológico à Base de Algas Marinhas e Restos de Pescado


O professor e pesquisador Paulo Augusto Pinto, do Campus 3 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, recebeu no último dia 29 de junho o Prêmio da Fundação Espanhola CEL, em reconhecimento à qualidade e aplicação prática do projeto científico Elaboração de Adubo Ecológico à Base de Algas Marinhas e Restos de Pescado.

Desenvolvida por uma equipe de onze pesquisadores vinculados à Escola Politécnica Superior de Lugo, da Universidade de Santiago de Compostela (USC) - incluindo o professor da Uneb, único brasileiro do grupo -, a pesquisa científica concorreu ao prêmio na modalidade Projetos de Investigação e Inovação Ligada à Empresa.

Sob coordenação da professora Maria Elvira Mosquera, o resultado do trabalho, desenvolvido entre abril de 2008 e abril de 2009, foi a produção de um fertilizante a partir de resíduos orgânicos originados pela empresa espanhola Pescados Rubén S.L, parceira no projeto.

A fundação considerou que o adubo desenvolvido pelo grupo de pesquisadores é mais eficiente para uso agronômico se comparado aos substratos químicos convencionalmente comercializados, e premiou os cientistas com um Diploma de Mérito. A equipe também foi contemplada com uma premiação em dinheiro, no valor de 1,2 mil euros.

A Fundacão CEL é uma entidade sem fins lucrativos , criada no ano de 1997, pela Confederação de Empresários de Lugo, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e respaldar projetos empresariais como o do professor.

Mais informações no site www.uneb.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.