CI

Pesquisador da Ceplac é finalista em concurso da Bahia

Fertilizante desenvolvido por meio da casca do cacau concorre a prêmio como idéia inovadora


Fertilizante desenvolvido por meio da casca do cacau concorre a prêmio como idéia inovadora

Trabalho de pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento, é um dos projetos finalistas do Concurso Ideias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). George Andrade Sodré desenvolveu um fertilizante extraído da casca do fruto do cacaueiro.


Para criar o adubo, o pesquisador realizou a extração de nutrientes do produto obtido pela lavagem do composto da casca do cacaueiro. Então, ele analisou o material e, a partir do resultado, verificou o efeito do extrato como fertilizante no crescimento de mudas da planta. Após realizado o processo, foi percebido o rápido desenvolvimento das amostras do cacaueiro.

Segundo o pesquisador, ao ser indicado para culturas orgânicas e mudas, o fertilizante libera lentamente os nutrientes, conforme as necessidades da planta, o que o torna vantajoso para aplicação em cultivos perenes como é o caso do cacau. O resultado do prêmio será divulgado até o início do mês de dezembro, em Salvador.


Concurso

O Concurso Ideias Inovadoras 2011 integra o Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os principais objetivos está disseminar a cultura do empreendedorismo no Estado, promover a participação da comunidade acadêmica, de pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.