CI

Pesquisador destaca história do açúcar na formação de Pernambuco

Artigo está disponível no site da revista 'Comida com História'


Foto: Pixabay

Em seu mais recente artigo ‘Pernambuco é de açúcar’, publicado no final de julho no site da revista Comida com História, o pesquisador Josué Francisco da Silva Júnior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), traça um saboroso e rico apanhado histórico da importância do açúcar na construção da identidade cultural, econômica e social desse estado nordestino.

Natural de Garanhuns, o agrônomo especializado em fruteiras tropicais do Nordeste, que trabalha baseado na Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Solos em Boa Viagem, atua há décadas na Zona da Mata Pernambucana em intensa interação com os povos tradicionais e agricultores familiares, fatores que, aliados às suas origens, ajudaram a aguçar sua extrema sensibilidade e gosto pela história de sua terra. 

Em linhas docemente saborosas de ler, Josué descortina a história de Pernambuco desde o período colonial, contextualizando a importância do açúcar como ingrediente base da economia, desenvolvimento social, da cultura e da adocicada culinária dessa terra que deu ao mundo personagens como Capiba, Gilberto Freyre, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Paulo Freire. 

Por óbvio, o pesquisador e historiador não se furta de fazer o leitor salivar diante da citação de verdadeiros ícones de ontem, hoje e sempre da confeitaria pernambucana, como os bolos de rolo, Souza Leão e Luiz Felipe, os suspiros e a cartola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.