CI

Pesquisador fala sobre importância da amostragem localizada de solo

É fundamental que a amostragem seja bem feita, diz pesquisador


Durante os Dias de Campo 2012 Fundação MT é mostrado aos participantes o resultado de um trabalho de pesquisa sobre a amostragem localizada de solo, também conhecida como amostragem em grade ou “grid”. O trabalho apresentado permite identificar pontos chave para obtenção de uma amostragem adequada.

Leandro Gimenez, pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT é quem fala sobre o assunto. Segundo ele é fundamental que a amostragem seja bem feita, que siga as exigências técnicas para que as tomadas de decisões sobre estratégias e uso de fertilizantes sejam satisfatórias.

Gimenez diz que dentre os insumos utilizados na produção agropecuária, os fertilizantes são aqueles que permitem maiores retornos em produtividade. Também é fato que têm um peso expressivo na planilha de custo de produção. “Sendo assim as decisões quanto aos produtos a serem utilizados, suas doses e mesmo a estratégia de aplicação, passam por um adequado levantamento dos teores, o que é obtido através da coleta e análise de amostras de solo”.

A amostragem em grade vem sendo utilizada por um número crescente de produtores. Conforme o pesquisador os benefícios dessa prática dependem fundamentalmente da presença de variabilidade espacial nos campos e de como esta se processa.

“Em muitas áreas a variabilidade é baixa e não se justifica. Em outras é alta, porém a estrutura espacial não permite que seja tratada efetivamente. Há espaço para o uso da técnica, uma vez que a maior parte dos solos apresenta variabilidade, mas é necessária uma análise criteriosa para tomar a decisão quanto a quais estratégias utilizar”, explica Gimenez.

A amostragem em grade é uma técnica em evolução. De acordo com o pesquisador, ela influencia as quantidades e a maneira como os insumos são aplicados. Através da técnica é possível aplicar os produtos alterando a dose de acordo com a necessidade, que pode variar ao longo dos campos de produção. “Se a amostragem e processamento dos dados não forem adequados ou os equipamento para aplicação em taxa variável não assegurarem regularidade na aplicação, podemos gerar problemas de difícil solução futura”.
Quanto aos fatos e mitos da amostragem do solo, Gimenez afirma que é mito que a amostragem localizada reduz a quantidade de insumos aplicados. Ele esclarece que se a amostragem for bem feita, seja ela pelo método tradicional ou pelo localizado, não deve haver alteração na estimativa média dos teores de nutrientes. “Portanto a dose a ser empregada é a mesma. O uso de doses menores é obtido ao custo de reduzir a reserva presente no solo”.

Na palestra que faz nos Dias de Campo 2012 Fundação MT, Gimenez apresenta estas e outras informações, incentiva o público a participar e dá exemplo real de amostragem de solo em diferentes densidades e das implicações da tomada de decisão com base na amostragem realizada com distintas densidades.

Pesquisador - Leandro Gimenez é Engenheiro Agrônomo, formado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) (2000), é mestre em Agronomia (2006), com experiência em pesquisa aplicada nas áreas de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão. Atualmente doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas, na Esalq e trabalha desde 2011 na Fundação MT.

Evento – Os Dias de Campo 2012 Fundação MT já aconteceu nas regiões do Parecis, Médio-Norte e Norte de Mato Grosso. Os próximos eventos serão nas regiões Sudeste, Sul e do Araguaia do estado. Dia 04/02 será em Primavera do Leste. Dia 08/02 em Campo Verde. Dia 11/02 em Rondonópolis. Dia 01/03 acontecerá em Querência e dia 03/03 em Canarana. Mais informações no www.fundacaom.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.