Agronegócio

Pesquisador faz palestra sobre Riscos de Contaminação Hídrica por Agrotóxicos em Congresso Internacional

O pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior será um dos palestrantes de um evento internacional do qual participam diversos profissionais renomados.
Por:
431 acessos

O pesquisador Rômulo Penna Scorza Junior, da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), será um dos palestrantes de um evento internacional, na Alemanha, no dia 21 de junho, do qual participam diversos profissionais de renomadas instituições. Será a 18ª Conferência Internacional AGRO, intitulada "Comportamento de pesticidas no ar, solo e água". O evento é realizado pela Academia Frenesius, na cidade de Mainz, perto de Frankfurt, nos dias  20 e 21 de junho de 2016. A Academia Frenesius realiza congressos, conferências e seminários com foco na segurança e qualidade alimentar, bens de consumo e de produtos químicos.

O pesquisador ministrará sua palestra no Painel "Exposição, avaliação de risco e mitigação". Ele dará uma visão geral da avaliação do risco ambiental de agrotóxicos em âmbito brasileiro, o desenvolvimento de uma orientação sobre a avaliação do risco ambiental de agrotóxicos para os organismos aquáticos no Brasil, e os mapas de vulnerabilidade e definição de cenários de exposição.

Outros palestrantes virão de instituições como Universidade de Wageningen, Instituto Agrosphere, Bayer, Basf, Ministério da Infra-estrutura e Meio Ambiente dos Países Baixos, Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, Agência Austríaca para a Saúde e Segurança Alimentar, Agência da Alimentação, Ambiente e Segurança e Saúde Ocupacional da França e Bureau de Pesquisas Geológicas (BRGM) na França.

Scorza é pesquisador da Embrapa há 14 anos na Embrapa Agropecuária Oeste e possui experiência na área de Agronomia, com ênfase em Poluição do Solo, Física do Solo, Comportamento de Agrotóxicos no Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação ambiental por agrotóxicos, modelagem matemática e simulação da lixiviação de agrotóxicos e dinâmica de agrotóxicos no ambiente solo. Atua como professor do curso de Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

Visitas - Aproveitando o evento, duas empresas demandaram a visita do pesquisador Scorza: Bayer e Basf, na sede, na Alemanha. Na Bayer, a visita foi no dia 15 de junho para falar como estão as pesquisas na Embrapa Agropecuária Oeste sobre comportamento ambiental dos agrotóxicos, visita a laboratórios e experimentos de campo da Bayer, assim como possibilidade de cooperação técnica entre Embrapa Agropecuária Oeste e Bayer.

Na Basf, a visita será entre os dias 22 e 24 de junho. O principal objetivo é mostrar os resultados do projeto de cooperação entre Embrapa e Basf, que trata do aprimoramento da ferramenta computacional denominada "Avaliação da Contaminação Hídrica por Agrotóxico (ACHA)" desenvolvida pela Embrapa Agropecuária Oeste.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink