CI

Pesquisador participa de reuniões de projeto de banana no Equador

Líder do projeto na Embrapa faz apresentação sobre os trabalhos relacionados ao R4T no Brasil


Foto: Marcel Oliveira

O pesquisador Edson Perito Amorim, líder do Programa de Melhoramento Genético de Banana e Plátano, na Embrapa, está em Guayaquil, no Equador, participando do Simpósio sobre Murcha de Fusarium da Banana - Detecção Precoce, resistência genética e manejo integrado, de 21 a 23 de março.

O evento é organizado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Instituto Nacional Autónomo de Investigaciones Agropecuarias (Iniap), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A reunião contou com a participação, na abertura, de Pedro Alava, ministro da Agricultura do Equador.

Trata-se do primeiro encontro para avaliar o andamento do projeto internacional financiado pela AIEA, do qual fazem parte a Embrapa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujo foco é desenvolver cultivares resistentes à R4T — raça 4 de Fusarium, fungo causador da murcha de Fusarium — por indução de mutação via irradiação. A raça 4 ainda não foi detectada no País, mas já chegou à Colômbia e ao Peru.

Nos dias 24 e 25, em outra reunião do projeto, em Quito, realizada pelos mesmos organizadores, Amorim vai falar sobre estratégias de melhoramento genético para combater a murcha de Fusarium em bananeira desenvolvidas pela Empresa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.