CI

Pesquisadores alertam para risco de ferrugem da soja


Produtores de soja do Rio Grande do Sul devem ficar alertas para a ocorrência de ferrugem asiática. Na semana passada, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Trigo, de Passo Fundo, encontraram focos da doença em uma área experimental. A ferrugem também foi detectada em uma lavoura no município de Palmeira das Missões.

A pesquisadora Leila Maria Costamilan observa que, como a disseminação pelo vento é muito fácil e não existem cultivares tolerantes indicadas para plantio no Rio Grande do Sul, a recomendação é que o produtor faça o controle químico em toda a lavoura quando for detectado foco da doença. "A instalação da ferrugem asiática é muito veloz e a agressividade da doença pode causar perdas de até 70% no rendimento", ressalta a especialista. Leila observa que, como a cultura já atingiu o estágio de final de enchimento de grãos, não é mais necessária aplicação de fungicidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.