CI

Pesquisadores brasileiros apresentam resultado de estudos com Tonisity Px na criação de suínos

Estudo será apresentado no XIX Congresso da ABRAVES, principal evento de pesquisa em suinocultura no Brasil


Análises realizadas com o suplemento Tonisity Px mostram aumento no ganho de peso e melhora da saúde intestinal em leitões. O estudo será apresentado no XIX Congresso da ABRAVES, principal evento de pesquisa em suinocultura no Brasil.

No próximo dia 23, os resultados de um estudo com o suplemento isotônico Tonisity Px realizado por um grupo de pesquisadores brasileiros será apresentado ao seleto público do XIX Congresso da ABRAVES – Associação Brasileira dos Veterinários de Suínos. O trabalho foi consolidado no artigo técnico “Utilização de um suplemento isotônico para leitões lactentes como preparação para o desmame”, do médico veterinário Marlon Barros Filho.

Primeiro suplemento alimentar isotônico para suínos no mundo, o Tonisity Px foi desenvolvido para leitões a partir do 2º dia de idade e pode ser administrado em diferentes fases de vida do animal.

As pesquisas no Brasil foram conduzidas pelo professor Vinicius de Souza Cantarelli, docente da Universidade Federal de Lavras, e contaram com a participação de Barros Filho e outros profissionais que desenvolviam análises científicas ligadas à nutrição animal. O estudo analisou 120 leitegadas, provenientes de matrizes da mesma linhagem comercial da Fazenda São Paulo, no município de Oliveira, MG, em 2018.

Os leitões foram divididos em quatro grupos, sendo um grupo controle (que não recebeu o produto) e os outros três que receberam a solução isotônica em diferentes etapas.

Ganho de peso

No presente estudo, para a determinação do desempenho, os animais foram pesados aos dias 2 e 8 de vida, no dia anterior ao desmame, e nos dias 7 e 14 de creche.

Observou-se diferença significativa no peso dos animais tratados ao sétimo e ao décimo quarto dia de creche, demonstrando que a suplementação dos leitões resulta em melhor capacidade de absorção de nutrientes pelo intestino, que leva ao melhor desempenho dos animais.

O período de desmame é uma fase complexa em que os leitões precisam lidar com a separação das matrizes, mistura com animais de diferentes leitegadas, mudanças no ambiente e alteração na alimentação. Tais alterações afetam seu apetite. Quando a solução de Tonisity Px a 3% é misturada à ração, na forma de mingau, se observa que mesmo no dia de desmame os animais consomem o alimento, o que impede ou diminui a perda de energia característica desta fase e leva à melhoria da performance.

Todos os grupos de tratamento que receberam Tonisity Px, seja nos primeiros dias, ao desmame ou ambos, apresentaram significativo aumento no tamanho das vilosidades intestinais (área de absorção dos alimentos) com uma diferença de até 36%, quando comparados ao grupo controle.

Conclusões

Os resultados do estudo comprovam os efeitos benéficos resultados da administração do Tonisity Px. O suplemento age de diversos modos na melhoria da saúde intestinal. Sua característica altamente palatável aos animais favorece o consumo, evitando assim longos períodos de jejum no desmame, o que por si só é benéfico ao desenvolvimento e saúde intestinal.

 

Além disso, ao fornecer nutrientes facilmente absorvíveis no trato gastrointestinal, o produto possibilita um melhor desenvolvimento dos enterócitos, que resulta no aumento das vilosidades e consequentemente na melhora da absorção de nutrientes. Tais benefícios, levam ao maior desempenho do animal, que se reflete em lucro ao produtor.

O isotônico Tonisity Px é vendido no Brasil pela Evance, empresa especializada em saúde animal que atende a cadeia produtiva de carne avícola e suinícola.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.