CI

Pesquisadores da Embrapa participam de seminário em Bom Jesus da Lapa

Acontece na cidade de Bom Jesus da Lapa nesta terça-feira, 6 de setembro, o seminário Fitossanidade da Cultura da Bananeira.


Acontece na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA) nesta terça-feira, 6 de setembro, o seminário Fitossanidade da Cultura da Bananeira, uma parceria entre a Associação Frutas Oeste Bahia e a Associação Banana da Bahia, com a participação de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento tem como objetivo discutir as principais doenças da bananeira, com foco na Sigatoka-negra e no mal-do-Panamá, e as soluções encontradas e/ou recomendadas pelo Programa de Melhoramento Genético da Bananeira da Embrapa. Os palestrantes são Maurício Guzman, da Corporação Bananeira Nacional (Corbana), da Costa Rica, Fernando Haddad e Edson Perito Amorim, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Alessandro da Silva Oliveira, fiscal estadual agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), responsável pelo sistema de mitigação de risco para a Sigatoka-negra e o estabelecimento de área livre da praga na Bahia. Todos ministraram palestras no II Workshop sobre Fitossanidade na Cultura da Bananeira, realizado pela Embrapa em Cruz das Almas na semana passada.

O Distrito de Formoso, no perímetro irrigado de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, é a maior região produtora de banana do Nordeste. Envia semanalmente 300 cargas de banana para 18 estados brasileiros, principalmente para Brasília, a própria Bahia e o Rio de Janeiro. Segundo dados da Associação Banana da Bahia, que reúne os produtores locais, 80% da produção é do grupo Prata.

Serviço:
Evento: Seminário Fitossanidade na Cultura da Bananeira
Período: 6/9, a partir das 8h
Local: Auditório do IF Baiano, Campus de Bom Jesus da Lapa, BR-349, Km 14, S/N – Zona Rural
Público-alvo: agrônomos, técnicos, estudantes e produtores.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.